Instituto de Artes da Ufrgs abre coletiva de cerâmica

Instituto de Artes da Ufrgs abre coletiva de cerâmica

“Invólucros Cserâmicos para um Corpo” tem a participação de 25 artistas brasileiros

Vera Pinto

Silmara Zago é uma das participantes, entre nomes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná

publicidade

O Núcleo de Instauração da Cerâmica Artística do Instituto de Artes da Ufrgs (Nica) abre neste sábado, às 15h, a exposição virtual “Invólucros Cerâmicos para um Corpo", com a participação de 25 artistas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. A coordenação é de Anelise Krüger e o link para visitação, www.ufrgs.br/nica/?page_id=2504. 

A proposta direcionada aos artistas foi que estes modelassem em argila um invólucro que, assim como um corpo, possui a capacidade de conter o sopro. O ar lançado e confinado em um objeto transformado em corpo cerâmico representa uma conciliação com os temores do tempo de pandemia. Participam: Marcelo Chardosim, Ana Moura, Anelise Krüger, Caroline Sant’Anna, Carusto Camargo, Clarissa Silveira, Conceição Fernandes, Danilo Sá Teles, Dayane da Silva Flores, Elane Drehmer de Almeida Cruz, Fernanda Puricelli, Flávia Leme, Inara Passos, Lobna Essabaa, Mariana Wartchow, Marla Andressa Neumann Pritsch, Martina Berger, Moysés Victorino, Pamela Couto, Penha Schirmer, Raquel Buriol, Rosana Tagliari Bortolin, Sandra Menezes, Silmara Zago e Viviane Diehl. 

Devido aos altos custos de produção individual, o fazer cerâmico encontra nas ações coletivas uma alternativa viável de desenvolvimento de trabalho. Contudo, o contexto de pandemia tornou essas relações presenciais impossibilitadas. Em vista disso, o projeto prevê o desenvolvimento a partir de uma plataforma já existente, o Lacad, de um ambiente virtual que possibilite a criação de laços de produção de conhecimento e colaboração na comunidade cerâmica da região sul.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895