Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa

Itaú Cultural lança Painel de Dados sobre economia criativa

Instituto anuncia nesta segunda, 10h, pela internet, um panorama com indicadores da área no país

Luiz Gonzaga Lopes

Diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, anuncia a plataforma em conjunto com Leandro Valiati, da Ufrtgs

publicidade

Nesta segunda-feira, às 10h, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e Leandro Valiati, do professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentam o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, que traz dados e indicadores sobre economia criativa no Brasil. A transmissão virtual do bate-papo será feita pelo site www.itaucultural.org.br e pelo Facebook do Itaú Cultural (facebook.com/itaucultural). O Painel de Dados ficará acessível no site da organização, permitindo traçar diversos recortes e leituras de dados sobre o setor, trazendo um panorama da economia criativa no país, a partir de indicadores oficiais de emprego e distribuição de mão de obra por diferentes setores e regiões, entre outros.

 

Construído sobre três eixos: mercado de trabalho e empreendimentos; financiamento público à cultura e comércio internacional de produtos e serviços criativos, o Painel traz ferramentas que permitem elaborar diferentes recortes por cidade, estado, região, país. Neste momento em que a pandemia do covid19 devasta não somente a saúde, como também provoca incertezas sobre a economia, o conjunto destes dados gera evidências sobre o impacto da cadeia produtiva da cultura e fornece elementos para políticas públicas para o setor.

 

No lançamento, será apresentado um primeiro conjunto de dados sobre o peso da economia criativa na distribuição de postos de trabalho no país. Também, o grau de concentração e dispersão do financiamento público à cultura e um comparativo da balança comercial de produtos e serviços culturais em relação a outros setores da economia.

 

Desde 2006, o Observatório Itaú Cultural produz e promove conteúdo, pesquisa e formação nos campos das políticas culturais, da gestão cultural e da economia criativa. Um dos seus principais projetos é a Revista Observatório, que lançou em março uma edição especial com a temática Convivência Intercultural – Perspectiva Latino-Americana. Veja também os vídeos publicados para eventos anteriores, como os seminários Cultura nas Capitais: Desdobramentos e Proteção e Circulação de Bens Culturais, e o Boletim Observatório Itaú Cultural.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895