Keith Flint, vocalista do grupo Prodigy, morre aos 49 anos

Keith Flint, vocalista do grupo Prodigy, morre aos 49 anos

Corpo do artista foi encontrado sem vida em sua residência

AFP Correio do Povo

Flint se tornou uma das figuras musicais mais icônicas do Reino Unido nos anos 90

publicidade

O vocalista e líder do grupo britânico de música eletrônica Prodigy, Keith Flint, faleceu aos 49 anos no condado de Essex, a leste de Londres, nesta segunda-feira. Conforme informações da polícia, ele foi encontrado sem vida em sua residência. A notícia foi confirmada pelo grupo, em um comunicado divulgado pelas redes."É com o mais profundo choque e tristeza que podemos confirmar a morte do nosso irmão e melhor amigo Keith Flint. Um verdadeiro pioneiro, inovador e lenda. Ele será para sempre perdido. Agradecemos por respeitar a privacidade de todos os envolvidos neste momento".

Conforme Liam Howlett, que formou o Prodigy ao lado de Flient em 1990, a morte foi um suicídio. "A notícia é verdadeira, não posso acreditar que estou dizendo isso, mas nosso irmão Keith tirou a própria vida no fim de semana", escreveu ele no Instagram. "Estou chocado, com raiva, confuso e com o coração partido ..... irmão Liam".

"Infelizmente, um homem de 49 anos foi declarado morto no local. Seus parentes mais próximos foram informados. A morte não está sendo tratada como suspeita e um arquivo será preparado para o legista", disse um porta-voz da polícia de Essex, afirmando que, logo depois das 8h10min (5h10min de Brasília), receberam o chamado.

Nascido em Londres em 1969, Keith Charles Flint cresceu em Essex. Na virada dos anos 90, conheceu Liam Howlett, que se tornaria o co-fundador do The Prodigy e principal compositor da banda. Com sua estética punk, piercings, cabelo espetado e olhar intenso, ele se tornou uma das figuras musicais mais icônicas do Reino Unido nos anos 90. 

Ele se juntou ao Prodigy como dançarino, mais tarde se tornando um frontman ao lado do rapper Maxim. Além de sua estreia em 1992, todos os sete álbuns do grupo alcançaram o primeiro lugar no Reino Unido, sendo o mais recente "No Tourists", lançado em novembro de 2018. Flint comandou os vocais dos singles mais conhecidos, "Firestarter" e "Breathe".

 Misturando elementos do punk e da dance music, ajudou a fazer do The Prodigy uma das bandas mais influentes na cena rave underground, após o lançamento em 1997 do álbum "The Fat Of The Land", que incluiu o polêmico hit "Smack My Bitch Up". "Havia uma disposição real de não fazer concessões", disse Flint à AFP em 2015. "Nós realmente precisávamos de um antídoto para a cena DJ, daí uma certa brutalidade", explicou na ocasião.

Grande entusiasta de motocicletas, Flint também competiu em algumas competições, chegando a criar sua própria equipe, a Team Traction Control, presente em algumas corridas britânicas. Em 2007, viajou quase 2.500 quilômetros para chegar ao Grande Prêmio da Espanha, do Reino Unido. Em 2014, ele comprou e renovou um pub, The Leather Bottle, em Pleshey, Essex.

A morte coincide com o início de uma turnê internacional para promover o novo álbum da banda, com shows previstos na Colômbia e na Áustria no início de abril, várias datas nos Estados Unidos em maio e na França durante o verão. O anúncio do falecimento provocou uma onda de reações nos círculos artísticos. "É tão triste ouvir a notícia sobre Keith Flint. Ele era sempre muito engraçado, e foi muito legal com Tom (Rowlands) e eu quando começamos a fazer shows juntos", tuitou Ed Simons, da dupla britânica The Chemical Brothers. "Nós perdemos um titã", declarou, por sua vez, a cantora soul Beverley Knight.

Ligação para prevenção ao suicídio no Brasil é gratuita

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país em 2018. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188. Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria, há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895