Luísa Sonza: "As pessoas passaram a me enxergar pela minha música"

Luísa Sonza: "As pessoas passaram a me enxergar pela minha música"

Gaúcha que é fenômeno da música brasileira completa 24 anos na segunda e apresenta "Baile da Braba" neste sábado, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre

Luiz Gonzaga Lopes

Luísa: "Meu conselho é que nunca parem de acreditar em si mesmos, sigam sempre a intuição de vocês e nunca deixem se abalar pela opinião alheia!"

publicidade

O fenômeno gaúcho da música brasileira, Luisa Sonza apresenta o “Baile da Braba” neste sábado, a partir das 22h, no Pepsi on Stage (Severo Dullius, 1995). Com milhões de plays nas plataformas e de views nos seus clipes no YouTube, seu show reúne todos os grandes hits da sua carreira, de “Boa Menina” a “Café da Manhã”.  A abertura será da gaúcha Marjorie Elisa. Para completar o Baile, os DJs são Capu e Fô Machado. Os ingressos estão esgotados. A apresentação de Sonza está marcada para à 0h50min de domingo. 

A música sempre esteve presente na vida da gaúcha de Tuparendi, nascida em 18 de julho de 1998. Ela completa 24 anos na segunda, quando lança o novo single “Cachorrinhas”. As melodias acompanharam o crescimento de Luísa desde os 7 anos de idade. As primeiras lembranças que Luísa carrega vêm da época em que cantava para o pai não dormir ao volante durante as viagens de carro que realizavam. Em um dos Festivais de Música de Tuparendi, um produtor a ouviu. Pouco depois, ela entrava para uma banda, ficando por 10 anos. 

Na Internet, Sonza viu potencial para divulgar seu trabalho. De início, eram vídeos feitos no Instagram, com músicas em voz e violão. Mas, quando soube das gravações de covers, por meio de amigas, a jovem resolveu criar um canal no Youtube. O objetivo era postar vídeos de diversos ídolos, muitos, fontes de inspiração para seu trabalho de Anitta a The Beatles. Ela acabou sendo conhecida como “Rainha dos Covers” na Internet, rendendo a ela, em 2017, a premiação no Prêmio Multishow, na categoria “Melhor Cover da Web”. 

Assim, decidiu investir em um trabalho autoral e começou a compor as canções. Sucessos pops como “Olhos Castanhos”, “Não Preciso de Você pra Nada” (participação de Luan Santana), “Good Vibes”, “Meu Sabor” e “Rebolar” ressaltaram o talento de Sonza. O clipe de “Rebolar” possui mais de 45 milhões de visualizações no Youtube. 

Hoje, quatro anos depois do primeiro cover, Luísa soma mais de 7,5 milhões de inscritos em seu canal e quase 50 milhões de seguidores em suas mídias digitais. Em 2021, Luísa lançou seu segundo álbum de estúdio “Doce 22”, que se firmou como a maior estreia de 2021 do Spotify. Só nas primeiras 24h foram mais de 4 milhões de streamings e 7 faixas entre as 50 mais tocadas. O álbum conta com mais de 1 bilhão de streamings. Em entrevista ao Correio do Povo, Luísa Sonza fala deste momento da carreira, da volta para show no Rio Grande do Sul e da futura projeção internacional após fechar contrato com a Sony Music. 

Correio do Povo - Ao fazer um show em Porto Alegre, na capital do estado que te formou, onde estão os laços familiares e as origens, qual é o sentimento e o filmezinho que passa na tua cabeça?

Luísa Sonza - É um sentimento inexplicável! Toda vez que eu volto para o Rio Grande do Sul é como se realmente um filme passasse pela minha cabeça. Tudo o que eu vivi, o tanto que eu amadureci, todos os aprendizados e conquistas… A Luísa que eu era quando saí daqui para abraçar o mundo meio que se encontra com o meu eu de agora, e é uma mistura de gratidão e orgulho.

Correio do Povo - Como vai ser o show ‘Baile da Braba’ aqui em Porto Alegre, os grandes sucessos da carreira, as músicas do Pandora, do ‘Doce 22’ ou tu vais (vou usar o tu pois estamos aqui no RS e virás para cá) mesclar com alguma surpresa, talvez a prévia de “Cachorrinhas” ou algum cover dos tempos de Tuparendi?

Luísa Sonza - Não sou de entregar surpresas, mas o pessoal pode esperar os meus maiores sucessos durante a minha carreira, e é claro um foco maior em "Doce 22", já que essa é uma turnê voltada para esse álbum. Sempre quando eu venho  para cá eu tento trazer uma surpresinha ou outra para os fãs e dessa vez não vai ser diferente, rs.

Correio do Povo - Em algumas canções, tu trabalhas o conceito daquelas pessoas que diziam que tu não ias conseguir, te acusavam de ser isto ou aquilo. Agora que és uma unanimidade, o que tu tens a dizer sobre Luísa Sonza?

Luísa Sonza - Eu ainda não me vejo como uma unanimidade, porque na verdade acho ninguém no mundo consegue agradar a todo mundo. Mas eu reconheço sim que a Luísa de agora tem muito mais reconhecimento que antes, as pessoas passaram a me enxergar pela minha música, e pelo o que eu tenho a dizer com cada letra, e isso realmente foi algo fruto de muito trabalho.

Correio do Povo - Estes dias a Anitta fez uma postagem dizendo que sonhava em viver um dia comum, almoçar, fazer massagem, tomar um café com os amigos. A tua rotina permite fazer algo sabático, só para ti ou tu estás também nesta roda viva.

Luísa Sonza - Raramente, entre ensaios, produções, shootings, viagens e shows, quase não sobra tempo para fazer algo sabático. Por isso as vezes eu simplesmente decido ir viajar e tirar uma férias pelo menos por uns dias, para conseguir ter um tempo só para mim. Quem me conhece sabe que meu passatempo é sempre meu trabalho, rs.

Correio do Povo - A carreira internacional sempre está no radar dos grandes nomes da nossa música. Como está este assunto para ti?

Luísa Sonza - Estamos desenvolvendo aos poucos isso, pois eu ainda tenho muitos planos a serem concretizados na minha carreira nacional, e quero fazer tudo no time certo, sabe? Cada coisa no seu tempo.

Correio do Povo - Para fechar, queria que tu deixasse uma mensagem para as garotas que estão começando na música e ainda almejam o sucesso?

Luísa Sonza - Meu conselho a elas é que nunca parem de acreditar em si mesmos, sigam sempre a intuição de vocês e nunca deixem se abalar pela opinião alheia!


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895