Luiz Antonio de Assis Brasil é homenageado na PUCRS

Luiz Antonio de Assis Brasil é homenageado na PUCRS

Os 35 anos da sua oficina literária estão na pauta da live da série Ato Criativo

O escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil recebe homenagem

publicidade

A série Ato Criativo da PUCRS recebe, nesta terça-feira, às 21h, Luiz Antonio de Assis Brasil e convidados. O evento vai receber escritores que abordarão os 35 anos da Oficina de Criação Literária. O bate-papo, promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS, ocorre em homenagem a Assis Brasil e aos 35 anos da mais antiga formadora de criação literária em funcionamento ininterrupto no Brasil. A conversa será transmitida pelo perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde ficará disponível para acesso posterior. O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura. 

Nesta edição, a conversa é mediada pelo escritor e professor da Escola de Humanidades Luís Roberto Amabile e conta com a participação de Luiz Antonio de Assis Brasil, criador e ministrante da Oficina desde seu início, Daniel Galera, escritor e tradutor, Luisa Geisler, escritora e tradutora, e Marcela Dantés, escritora. Todos os convidados tiveram formação na Oficina de Criação Literária. 
Assis Brasil possui graduação na PUCRS (1970), doutorado em Linguística e Letras pela mesma Universidade (1987) e pós-doutorado na Universidade dos Açores, Portugal (1992). Foi violoncelista da Ospa e, entre 2011 e 2014, secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Mantém, há 35 anos, a Oficina de Criação Literária, da qual surgiram nomes como Michel Laub, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, Letícia Wierszchowski, Clarah Averbuck, Paulo Scott, Daniel Pellizzari, entre outros. Possui 21 obras publicadas, especialmente no gênero ficcional-narrativo, no Brasil, em Portugal, na Espanha e na França. Obteve os prêmios literários Machado de Assis, Jabuti, Portugal Telecom, Prêmio Literário Nacional do INL, Erico Verissimo, dentre outros. Em 2019, publicou “Escrever ficção - um manual de criação literária”, pela Companhia das Letras. É professor titular da PUCRS, atuando nos cursos de graduação em Escrita Criativa e em Letras e no PPG em Letras. 
Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo. Filho de gaúchos, passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Escritor e tradutor de literatura de língua inglesa, foi um dos criadores da editora Livros do Mal. Seu livro “Cordilheira” (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e o 3<SC120,176> lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e HQs. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda. 
Luisa Geisler nasceu em Canoas em 1991. É escritora e tradutora com graduação pela Ufrgs e mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland. Em 2012, foi incluída na antologia “Os melhores jovens escritores brasileiros”, editada pela revista Granta. Com seu livro de estreia, “Contos de Mentira”, aos 19 anos, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura (2010) na categoria conto e foi finalista do Prêmio Jabuti. 
Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte em 1986. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais e é pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem, pela PUC Minas. Pela PUCRS, cursou a Oficina de Escrita Criativa de Luiz Antonio de Assis Brasil. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 22 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895