Música, saúde e o povo do sertão nordestino em época de pandemia

Música, saúde e o povo do sertão nordestino em época de pandemia

Temas são abordados em programas televisivos neste domingo

Em “Karingana – Licença para Contar” Maria Bethânia leva, de forma inédita, seu ensaio poético até Moçambique

publicidade

Neste domingo (24), às 15h, Fábio Porchat tematiza a saúde física e mental, em mais um episódio da live “Que História É Essa, Vovó?”, exibida no Instagram do Porta dos Fundos.  As convidadas para o bate-papo são Monja Coen, e a popular pediatra Dr. Ana Escobar, que falarão sobre o trabalho que têm feito para ajudar as pessoas nesse período, além de suas rotinas de confinamento.

A monja budista, que está isolada desde o dia 16 de março, imaginou a quarentena como um período para descansar e se dedicar com tranquilidade aos cinco livros que se comprometeu a escrever até o final do ano, mas não tem sido bem assim: após mais de dois meses, ela ainda está no primeiro. “Tenho ficado muito ocupada limpando a casa, cozinhando, lavando roupas, e o tempo que eu gostaria de estar meditando, lendo e escrevendo ficou até menor”, conta. Tem tomado o seu tempo outras responsabilidades, como o trabalho com grupos afiliados em outros estados, aulas e práticas meditativas online, solicitações de aconselhamento. Já a médica, que tem um canal no Youtube com mais de 64mil inscritos, também falará do quanto tem trabalhado: “Estou atendendo e divulgando saúde. Acho que estou trabalhando mais na quarentena do que na vida normal, porque as demandas são muito grandes agora, principalmente nessa área de informação à saúde”, explica a pediatra. 
 
 “Karingana – Licença para Contar” (FOTO) de Mônica Monteiro é a atração do  canal Curta!, conhecido por seu conteúdo relacionado às artes e ao pensamento crítico, neste domingo, às 18h15min. No documentário musical  Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique, apresentando trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, trata de temas, como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique. Conhecida por seu conteúdo relacionado às artes e ao pensamento crítico, o Curta ficanos canais 56 e 556 da NET e Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo.

E o Câmera Record, às 23h15min, na Record TV, traz uma reportagem inédita sobre as dificuldades dos moradores do sertão nordestino, que vivem sob a ameaça da chegada da Covid-19 à região. A equipe do programa, apresentado por Sérgio Aguiar, percorre cidades do interior da Bahia e flagra fronteiras fechadas para evitar a propagação do vírus. A falta d’água afeta profundamente a qualidade de vida em municípios com alguns dos piores índices sociais do país. À seca e à fome, junta-se agora o receio de uma grave crise de saúde. Como as famílias sobrevivem à escassez de mantimentos? Como enfrentar inimigos tão poderosos? E o que pode ser feito para ajudar as populações vulneráveis? 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895