Músicos e bandas lançam singles hoje

Músicos e bandas lançam singles hoje

Dona Conceição, Zeferina e Paulo Inchauspe mostram novidades

Por
Luciana Vicente

Capa do disco de Zeferina, que ganhou arte de Mauricio Tagliari, é inspirado nos valores ancestrais da religiosidade afro-brasileira


publicidade

Quem deseja ouvir novidades,  pode conferir a lista de singles que serão lançados nesta sexta-feira por músicos e bandas.

Dona Conceição lança “Azul” nas plataformas digitais. A música, inspirada pela  paisagem do Rio de Janeiro, contou com a parceria da cantora Luciane Dom. A gravação foi realizada nos estúdios Pedra Redonda em Porto Alegre. A cineasta Natália Pires escreveu com Conceição o roteiro. Participaram Luciane Dom (voz), Dona Conceição (voz e percussão), Gutcha Ramil (voz), Andressa Ferreira (voz), Diogo Martins (guitarra), Dionisio Souza (baixo).

Com banda formada só por mulheres, que a acompanhará em turnês após a pandemia, Carol Biazin apresenta “Metade”, single de seu novo EP, “Sem Filtro”. Com menos beats, promete marcar uma nova fase na carreira da cantora, coautora de hits nacionais, ao lado de Vitão, Rouge e Anitta e colecionadora de prêmios.

A compositora e pesquisadora gaúcha Isabel Nogueira mostra na canção “Nome no Mel” uma letra afetuosa que resgata o banho de ervas que sua avó paterna, Lucia, fazia para ela quando criança. E é neste clima, com o videoclipe da faixa dirigido por Vitória Proença, que a artista se despede de “Pele/Osso” (Tronco/2019), álbum duplo de estreia, enquanto se prepara para o lançamento do segundo trabalho, “Semente”, que fecha a trilogia de discos.

Paulo Inchauspe traz o single “Vagabundo”, no qual  divide o vocal com o artista uruguaio Martín Buscaglia. A música é uma versão de uma das canções mais conhecidas do trio mexicano Los Panchos. O tema também já foi regravado por Buscaglia em seu álbum "El evangelio según mi jardinero", de 2006. Nesta nova leitura de um tema clássico, as guitarras com sotaque sulista e performance brasileña y uruguaya nos vocais dão a sensação de que estamos mais perto do que imaginávamos. No seu estúdio, de casa, gravou voz, violão, baixo, banjo, piano e colocou alguns efeitos. O já parceiro de outros trabalhos Juliano Rodriguez tocou bateria, órgão Hammond e fez a mixagem. A arte é assinada por Diego de Grandi.

A Ybmusic disponibiliza o single "Peripécias", de Victoria Saavedra, colombiana radicada em São Paulo. "Peripécias" é uma música sobre o cuidado e o carinho com as nossas escolhas, a nossa história e as nossas raízes. É sobre ser e viver mais, sem dar peso às opiniões e aos julgamentos que outros possam ter sobre as nossas batalhas individuais. O conceito musical de "Peripécias" é uma mistura da champeta (ritmo afro-colombiano, que foi a ideia inicial para o arranjo), samba reggae afro-baiano e o congo de ouro. Cada elemento do arranjo, e a composição, mostraram caminhos diferentes e o resultado foi uma música com ar caribenho, envolvente e dançante.

Sirius lança “Ponto de Paz”, com uma letra que busca este espaço tranquilo no interior de cada um. A banda é composta pelos músicos Leonardo Reis (guitarra), Augusto Bordin (teclado), Saulo Ferreira (vocal), Leonardo Gallio (bateria) e Francesco Fantinel (baixo). A Sirius teve o início de sua trajetória em 2018, quando  começou a conquistar público realizando shows em escolas da região da Serra do Rio Grande do Sul.

O single "Mistério de Nanã", de Zeferina, é inspirado nos valores ancestrais que fundamentam a religiosidade afro-brasileira, em especial a orixá Nanã, relacionada à terra e ao poder gerador da mãe natureza. A cada letra e arranjo musical, busca traduzir seu vínculo com as forças da natureza, que nos ronda e nos proporciona a vida. Ela é atuante e militante dos Saraus e Rodas de Samba da zona sul de São Paulo.