Mais de cem trabalhos inéditos da artista Alice Soares estão expostos na Capital

Mais de cem trabalhos inéditos da artista Alice Soares estão expostos na Capital

Mostra pode ser visitada no Enartes

Correio do Povo

Mais de cem trabalhos inéditos da artista Alice Soares estão expostos na Capital

publicidade

Quem já se deparou com as obras de Alice Soares identifica instantaneamente o tema ligado ao nome: "Meninas", temática constante em toda a obra. Cinco anos após a morte da artista, Porto Alegre oferece a mostra "Casa de Alice", com mais de cem trabalhos inéditos, todos no Encontro das Artes - Enartes (Andradas, 1755, conjunto 71). As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A primeira artista plástica a se profissionalizar no Rio Grande do Sul, que se manteve ativa durante 40 anos, nasceu em Uruguaiana em 1917 e morreu em Porto Alegre 88 anos depois. Formada em pintura e escultura pela Ufrgs, ela fez cursos de pintura com Andre Lhote, gravura com Iberê Camargo e curso intensivo com o professor Horácio Juarez, em Buenos Aires, pertencendo à geração pioneira de mulheres que se dedicou de forma profissional à arte. Em 1951, participou da I Bienal de São Paulo, e oito anos depois realizou sua primeira individual de pinturas e desenhos no Margs. Em seguida, realizou seguidas mostras no Brasil e exterior, obtendo vários prêmios, a maioria em desenho. Foi uma das fundadoras da Escolinha de Arte da Ufrgs, criada em 1964.

O fazer artístico foi aflorado depois de Alice ser encaminhada para lecionar em Guaporé e Serafina Correa. Distante de casa e com saudades, solicitou à mãe para averiguar se seria possível ela ser aluna do Instituto de Belas Artes. Foi aprovada com o desenho solicitado como prova e ali começou a desenvolver suas delicadezas.

Alice Soares realizou suas obras na maioria do tempo no ateliê que dividia com a colega e amiga da vida inteira Alice Brueggemann, localizado na rua Marechal Floriano, e depois passou a trabalhar em seu apartamento também no Centro, onde morava junto com a irmã mais nova. No ateliê também desenvolviam suas obras Carlos Fabrício Marques Soares e Rubens Cabral.

Em sua carreira, o tema "meninas" sempre a acompanhou. Não era de pintar flores ou animais, a não ser esporadicamente, por encomenda. No início, o trabalho artístico, mesmo feito com material especial vindo da Europa, era feito e ofertado como presente. A consciência da arte como profissão ainda estava sendo formada.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895