Manifestação em favor da Ancine antecede premiação do Festival de Cinema de Gramado
capa

Manifestação em favor da Ancine antecede premiação do Festival de Cinema de Gramado

Aplausos e vaias foram ouvidos da população que estava próxima

Por
Adriana Androvandi

Artistas fizeram manifestação em prol do cinema

publicidade

Antes de começar a sessão de premiação da  47ª edição do Festival de Cinema de Gramado houve um protesto em frente ao Palácio dos Fesfivais. Artistas, produtores e profissionais da área levaram cartazes para o tapete vermelho e diziam a palavra de ordem: "pelo cinema, pela cultura, por uma arte livre e sem censura". A manifestação contou com aplausos e vaias por parte da população ao redor.

Durante a semana que passou, muitos cineastas se mostram preocupados com o setor. De maneira mais formal, houve uma manifestação, lida por Miguel Falabella, em um carta assinada por 63 entidades, em favor de quem trabalha na área.

Um dos parágrafos diz: "Profissionais e entidades representativas do Audiovisual Brasileiro vêm se manifestar em apoio à manutenção e ao fortalecimento das políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Apoiamos a permanência e independência da Ancine, agência responsável pelas políticas públicas de fomento e regulamentação, cada vez mais ativa, livre e desburocratizada com foco no desenvolvimento de uma cinematografia forte, capaz de representar o Brasil em toda a sua diversidade".