Manu Gavassi encara o desafio de homenagear Rita Lee: “Sinto que cresci como artista nesse projeto”

Manu Gavassi encara o desafio de homenagear Rita Lee: “Sinto que cresci como artista nesse projeto”

“Acústico MTV: Manu Gavassi canta Fruto Proibido” estreia nesta quinta-feira

Correio do Povo

Manu Gavassi revisita álbum clássico de Rita Lee em Acústico MTV

publicidade

“Dance, dance, dance! Gaste um tempo comigo e não, não tenha juízo”: é assim que Rita Lee faz o convite para experimentar o seu álbum “Fruto Proibido” em 1975. Agora, prestes a completar 48 anos desde o seu lançamento, esse convite é renovado através da voz de Manu Gavassi no Acústico MTV. 

Declaradamente fã de Rita, Manu tem o desafio de reinventar e homenagear um dos mais influentes e importantes discos do rock nacional. “Sou uma artista em construção. Vejo esse acústico como uma libertação, porque sempre fui muito tímida em soltar a minha voz”, pontua em entrevista coletiva por videoconferência. "Eu me desafiei e sinto que cresci como artista nesse projeto", afirma.

Paulistanas, nascidas no mesmo bairro, capricornianas: são muitas as semelhanças que aproximam as duas cantoras. A mais curiosa é que Rita, quando gravou “Fruto Proibido”, tinha aproximadamente a mesma idade que Manu tem atualmente: “Ela lançou com 29 anos e eu comecei com a ideia nesse mesmo período. Escolhi esse álbum porque me identifiquei muito com as músicas nesse momento da minha vida”, define Manu, que recentemente completou 30 anos. 

Apesar da identificação imediata, Gavassi conta que só foi adiante com os planos depois de receber a benção da própria Rita Lee: “Eu só tive coragem quando entendi que nós já havíamos tidos trocas o suficiente para ela entender que eu genuinamente a amava e respeitava”, explica. “Sou paranoica de qualquer um que eu admiro achar que é uma aproximação oportunista. Eu quis que ela tivesse a certeza que eu a respeitava e tinha uma compreensão muito grande para ousar fazer essa homenagem”.

Conhecida por ser perfeccionista e exigente, Manu Gavassi confessa que, mesmo com o peso da responsabilidade de homenagear uma das cantoras mais icônicas da história da música nacional, ela se divertiu durante o processo. “É difícil eu me soltar, ainda mais que esse é um projeto grandioso e uma marca consolidada. Acho que foi realmente uma cura porque no meio disso eu olhei para cima e pensei: ‘Caraca, eu estou me divertindo muito!’. Esse show me trouxe uma leveza e segurança que eu não lembro de ter tido anteriormente”. 

Para reinterpretar as nove canções de “Fruto Proibido”, Manu convocou uma banda inteiramente composta por mulheres como uma forma de retratar a liberdade feminina tão presente em Rita Lee no auge dos 1970 — que, também, é um tema marcante no próprio álbum. Liniker, Lucas Silveira e Tim Bernardes foram os escolhidos para dividir o palco com a cantora.

O “Acústico MTV: Manu Gavassi canta Fruto Proibido” estará disponível no Paramount+ nesta quinta-feira (2) e vai ao ar na MTV na mesma data, às 20h20.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 16 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895