"Matrix" ganha exibição especial em cinemas do Brasil para celebrar 20 anos
capa

"Matrix" ganha exibição especial em cinemas do Brasil para celebrar 20 anos

Primeiro filme da trilogia foi lançado em 1999 e ganhou quatro prêmios Oscar

Por
Correio do Povo

“Matrix” é o primeiro filme de uma trilogia dirigida e roteirizada por Andy e Larry Wachowski

publicidade

Lançado em 1999, “Matrix” é o primeiro filme de uma trilogia dirigida e roteirizada por Andy e Larry Wachowski – hoje, as irmãs Lana e Lilly. Depois de marcar para sempre a história do cinema mundial, o filme ganhará exibição durante uma semana, em salas da rede Cinépolis, espalhadas pelo Brasil, a partir desta quinta-feira.

Neste capítulo inicial, em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro.

À medida em que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), o jovem descobre que é, assim como outras pessoas, vítima da Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus é quem está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado Messias capaz de enfrentar a Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

A partir de seu lançamento, o longa-metragem arrecadou 463 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo, além de ganhar quatro prêmios Oscar, inclusive por melhores efeitos visuais. No elenco estão, além de Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss, os nomes de Hugo Weaving, Joe Pantoliano e Gloria Foster.

O longa terá versões 2D legendado e 4DX legendado e uma sessão por dia (3° ou 4° horário). A lista de cidades e os ingressos estão disponíveis no site da rede Cinépolis.