Moda e ambição em ‘Casa Gucci’

Moda e ambição em ‘Casa Gucci’

Filme dirigido por Ridley Scott estreia nos cinemas e traz história da família que criou a grife

Adriana Androvandi

O elenco do filme ‘Casa Gucci’ conta com Jared Leto, Al Pacino, Lady Gaga, Adam Driver e Jeremy Irons

publicidade

Chega aos cinemas o filme “Casa Gucci”, sob a direção de Ridley Scott. Um espectador desavisado ao ver uma cena que se passa em uma vila italiana com Al Pacino poderia pensar que está assistindo a um filme sobre máfia. Mas não é. Algumas características, porém, são semelhantes, como a busca pelo poder e pela riqueza. “Casa Gucci” é sobre uma família proprietária de um império de moda. O ambiente é requintado e cheio de glamour, mas nos bastidores as artimanhas para manter o controle da empresa contam com traições e desilusões.
A narrativa é centrada na personagem Patrizia Reggiani (Lady Gaga), que não é uma Gucci por sangue, mas quer se tornar uma pelo casamento. Ela conquista o jovem herdeiro da grife, Maurizio (Adam Driver). Ele havia estudado Direito e não se interessava pelo negócio da família. O pai dele, Rodolfo, não concorda com o matrimônio quando conhece a moça. A experiência do pai o faz perceber que Patrizia estava interessada na riqueza da família, mas não tinha cultura e nem educação refinada. Como nenhum dos dois cede, pai e filho rompem a relação. Tempos depois, será ela quem fará seu marido se reaproximar do império familiar. O casal aceita um convite de Aldo para viajar a Nova York, onde a empresa está crescendo. Com Patrizia agindo nos bastidores, a convivência de Maurizio com Aldo vai envolvendo o herdeiro nos negócios.
Este longa-metragem é adaptado do livro da escritora Sara Gay Forden. A obra é baseada em fatos reais, composta por pesquisas e entrevistas que a autora realizou para se aprofundar nessa história, que contém drama, ganância e reviravoltas. 
Conforme informações da produção, este longa-metragem foi filmado durante 43 dias, principalmente em Roma. O diretor argumenta que o livro o inspirou por acompanhar a dinastia Gucci, que ganhou fama inicialmente com produtos de couro e se tornou quase uma realeza italiana por algumas décadas, mas depois foi entrando em decadência como empresa familiar. 
Entre os elementos de sucesso do filme está a escolha do elenco. Al Pacino vive Aldo e Jeremy Irons, Rodolfo, os irmãos mais velhos que mantém o controle da empresa no início da trama. Adam Driver como Maurizio encarna o jovem rico e bem educado que se encanta por uma mulher que faz com que ele saia da rotina e se arrisque mais. O talento do ator mostra sua versatilidade, aqui como um gentleman.
Lady Gaga contou em entrevistas nos EUA que treinou o sotaque italiano em inglês dentro e fora do set, procurando fazer uma imersão na personagem e tornar aquela forma de falar a mais natural possível em cena. Ela consegue imprimir força ao papel da mulher ambiciosa que tenta se adequar a um ambiente que não é o seu. Em meio a sua ansiedade, Patrizia recorre a uma conselheira esotérica, vivida por Salma Hayek.
Paolo é o primo esquisito que se considera um designer incompreendido. É interpretado por Jared Leto, que usa maquiagem para dar vida a um homem careca e com sobrepeso, ficando quase irreconhecível.
O filme tem 2 horas e 37 minutos de duração. O roteiro apresenta alguns resvalos, mas a trama prende o espectador a medida que vai se tornando um suspense. A trilha sonora conta com sucessos dos anos 1970 a 1990, com Donna Summer, Blondie, Annie Lennox, David Bowie e Nina Simone, que casam muito bem com várias sequências. A certa altura do filme, uma cantora interpreta uma ária de ópera. Um simbolismo de que a fama e o declínio da dinastia Gucci têm todos elementos para compor uma ópera italiana.

 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895