Morre Rutger Hauer, o vilão de "Blade Runner"

Morre Rutger Hauer, o vilão de "Blade Runner"

Ator holandês foi intérprete de Roy Batty no filme clássico de 1982

AE e Correio do Povo

Ator holandês Rutger Hauer faleceu na última sexta-feira

publicidade

O ator holandês Rutger Hauer, intérprete do vilão Roy Batty no filme "Blade Runner: O Caçador de Androides" (1982) morreu aos 75 anos na última sexta-feira. A informação foi dada pelo agente do ator à revista especializada Variety nesta quarta-feira.

Segundo a publicação, Rutger morreu em casa, na Holanda, após uma breve doença. O agente Steve Kenis informou que o funeral foi realizado hoje. 

Suas outras atuaçõeso ocorreram em dois filmes de 2005: como Cardeal Roark em “Sin City” e como o vilão corporativo que Bruce Wayne descobre está comandando a Wayne Corp. em “Batman Begins” de Christopher Nolan.

Em "True Blood", ele interpretou Niall Brigant, o rei da tribo da qual a família Stackhouse é descendente e o avô fada de Sookie, Jason Stackhouse e Hunter Savoy. Hauer também recorreu à comédia musical medieval da ABC, “Galavant”, como Kingsley em 2015.

Filho de professores, Rutger nasceu em 23 de janeiro de 1944, em Breukelen, na Holanda, perto de Amsterdã. Ele fugiu de casa aos 15 anos para se juntar à marinha holandesa. Em 1962, ele voltou para Amsterdã e começou a estudar brevemente atuação, mas saiu da escola novamente para um período no exército.

Logo após, ele finalmente se comprometeu com o palco, tornou-se membro da trupe experimental "Noorder Compagnie", na qual ele atuou, dirigiu e atuou como figurinista e tradutor por vários anos.

"Alter ego" de Paul Verhoeven

Rutger Hauer fez sua primeira aparição como ator em 1969 em uma série de televisão de capa e espada chamada "Floris", dirigido por Paul Verhoeven, então pouco conhecido.

Foi Verhoeven quem deu a ele seu primeiro grande papel em "Louca Paixão", em 1973. Mas foi em 1981 que ele atraiu a atenção do mundo do cinema nos Estados Unidos ao compartilhar a cena com astro americano Sylvester Stallone no thriller "Falcões da Noite".

No ano seguinte foi lançado "Blade Runner", que o consagrou como uma das estrelas de Hollywood na época. Comentando a morte do ator que revelou, Paul Verhoeven disse à agência de notícias holandesa ANP que "havia perdido seu alter ego". "Estou extremamente triste por ele não estar mais conosco, ele fará muita falta". 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895