Museu de Comunicação comemora 46 anos de trajetória

Museu de Comunicação comemora 46 anos de trajetória

Novo site e atividades da Primavera dos Museus estão na programação

Vera Pinto

Museu de Comunicação Hipólito José da Costa

publicidade

Fundado em 10 de março de 1974, o  Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) completa 46 anos nesta quinta-feira e para celebrar a data, colocará na web seu novo site,  www.musecom.com.br, produzido pela Associação de Amigos do MuseCom, com patrocínio do Banrisul. Na segunda quinzena de setembro, a instituição pertencente à Secretaria de Estado da Cultura do RS, localizada na esquina da rua dos Andradas com Caldas Junior, dará início a atividades da Primavera dos Museus. 

“A ação, promovida desde 2017 pelo Instituto Brasileiro dos Museus (especiais com um tema específico”, explica o diretor, Welington Silva sobre o evento, que em 2020 abordará “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Dentro dessa proposta, será realizado o seminário “Acervos Ibram), mobiliza as instituições museológicas brasileiras a elaborarem programações em museus e a dimensão digital: diálogos possíveis”, com transmissão pelo canal do MuseCom no Youtube (https://bit.ly/3m1EDxm). A abertura será no dia 17, às 16h, com participação dos doutores Dalton Martins (Universidade de Brasília) e Ana Celina da Silva (Universidade Federal do RS), que marcará o lançamento do Repositório Digital (Tainacan –  projeto que resulta de iniciativa que promove os fundamentos de uma política nacional para acervos digitais - arquivos, bibliotecas e museus -, e constitui a mais nova etapa do Programa Acervo em Rede, do Ibram. 

No dia 19 está prevista a segunda etapa do seminário, com participação do Mestre Elias Palminor Machado e do Dr. Rafael Port da Rocha, ambos da Ufrgs. A seguir, no dia 21, também às 16h, o evento contará com o Bacharel em Museologia Carine Silva Duarte (Sistema Estadual de Museus) e do Mestre Jorge Eduardo Enríquez Vivar (Ufrgs). A programação da Primavera dos Museus encerra com uma live pelo Instagram @visitemusecom sobre Fotojornalismo Esportivo, com Max Peixoto. 

 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895