"MuseumWeek" é realizada de hoje até domingo

"MuseumWeek" é realizada de hoje até domingo

Festival reúne 60 mil participantes de mais de 100 países

Correio do Povo

Museu Ipiranga, de São Paulo, integra as atividades do festival de museus

publicidade

A Museum Week 2020 convida ao público em geral e instituições culturais do mundo inteiro a utilizarem as redes sociais para participarem com publicações de acordo com as temáticas diárias da campanha. O lema deste ano  é “7 dias, 7 temas, 7 hashtags”.  Hoje, dia 11, os trabalhadores  na linha de frente da luta contra o COVID-19 serão homenageados com a hashtag #HeroesMW (#HeroisMW).

No dia 12, o desafio é #CultureInQuarantineMW (#Cultura na QuarentenaMW), que inspira as pessoas em confinamento a recriarem obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa. No dia 13, será a vez do tema principal da Museum Week #togetherMW (#JuntosMW), um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos: “Sozinhos, vamos rápido; juntos, vamos mais longe”. O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado no dia 14, com #MuseumMomentsMW (#Momentos do Museu).

O dia 15 será dedicado às mudanças climáticas com o #climateMW (#ClimaMW) e, no dia 16, será utilizada a hashtag #technologyMW (#TecnologiaMW), dedicada à tecnologia que ajuda a criar laços entre as pessoas e a ultrapassar esse momento difícil.

A semana terminará no dia 17, com um dia dedicado a #dreamsMW (#SonhosMW), que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.

Brasil

Alguns museus brasileiros integram a programação, como o Museu do Ipiranga, de São Paulo, que participa da ação digital. Além disso, no próximo dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus – promove uma live sobre o plano digital da instituição e a parceria com a plataforma Wikipedia, considerada uma ação pioneira no meio cultural. A transmissão conta com as participações da diretora Solange Ferraz de Lima, o presidente do Wiki Movimento Brasil, João Alexandre Peschanski, e um dos membros fundadores do movimento, Célio Costa, e será transmitida às 15h, pelos seus canais do Facebook e Instagram.  

As hashtags, neste ano, serão usadas também em português. Por exemplo, ao lado de #ClimateMW, tema do dia 15 de maio, poderá estar também #ClimaMW. 

11 de maio: #HeroisMW 
12 de maio: #CulturanaQuarentenaMW 
13 de maio: #JuntosMW 
14 de maio: #MomentosMuseuMW  
15 de maio: #ClimaMW 
16 de maio: #TecnologiaMW 
17 de maio: #SonhosMW

Avaliação: 

Benjamin Benita,  organizador da Museum Week, relatou: “Nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas pela doença e com seus entes queridos. A humanidade só poderá enfrentar o século XXI se estiver unida. A prosperidade do planeta, dos indivíduos e das sociedades está ameaçada. A crise na saúde, em função do coronavirus, fortaleceu nosso desejo de divulgar amplamente esta mensagem e de trabalhar a Museum Week para que ela possa prestar apoio às populações em confinamento e a todos os que estão lutando contra a pandemia”.

 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895