"O Quatrilho" ganha adaptação para ópera

"O Quatrilho" ganha adaptação para ópera

Com música de Vagner Cunha e libreto de José Pozenato, espetáculo estreia no Theatro São Pedro

Correio do Povo

Com música de Vagner Cunha e libreto de José Pozenato, espetáculo estreia no Theatro São Pedro

publicidade

A ópera “O Quatrilho”, produzida no Rio Grande do Sul, reúne no palco sete cantores/atores e 12 músicos da Camerata OntoArte, sob a regência de Antonio Borges-Cunha e direção cênica de Luís Artur Nunes. A primeiras apresentações serão no sábado, dia 28, às 21h, e domingo, dia 29, às 18h e às 21h.

O espetáculo em dois atos tem música de Vagner Cunha e libreto de José Clemente Pozenato com recitativos em português e árias, duetos e coros cantados em italiano. Em 1995, o livro de Pozenatto já tinha sido adaptado para o cinema pelo diretor Fábio Barreto e o longa chegou a ganhar indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O enredo retrata a realidade dos imigrantes italianos no início do século XX, deixando claro o poder da mulher nas decisões de família e dos negócios. O título faz analogia ao jogo do quatrilho, jogo de cartas onde os parceiros se trocam ao longo da partida e tudo pode acontecer. A ópera conta com os cantores Carla Maffioletti, Maíra Lautert, Flávio Leite e Daniel Germano nos papéis principais, além de Luciane Bottona, Ricardo Barpp e Pedro Spohr.

Assinados pela porto-alegrense Malu Rocha, os figurinos foram desenhados a partir de fotografias de famílias italianas que viveram e trabalharam na área rural do RS. A montagem tem cerca de 30 peças criadas em cores frias e terrosas, retratando as personalidades dos protagonistas. Rodrigo Lopes é o responsável pela criação e concepção do cenário da montagem. Para remeter à época, o cenógrafo criou um lambrequim – adorno arquitetônico de madeira recortada muito utilizado nas casas dos imigrantes italianos. Em agosto, a ópera segue em cartaz passando por sete palcos do Rio Grande do Sul.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895