Obra de Paul Signac roubada de museu na França é encontrada na Ucrânia

Obra de Paul Signac roubada de museu na França é encontrada na Ucrânia

"O Porto de La Rochelle", de 1915, estava junto a várias outras obras

Correio do Povo

Signac é considerado um dos pais do pontilhismo

publicidade

A pintura "O Porto de La Rochelle", finalizada em 1915 por Paul Signac e roubada em 24 de maio de 2018 do Museu de Belas Artes de Nancy, na França, foi encontrada nesta semana. A pintura foi descoberta em Kiev, na Ucrânia, pela polícia, junto a várias outras obras. "Recebemos informações sobre um grupo de pessoas procurando por compradores de pinturas roubadas na Europa no ano passado", disse o chefe de polícia Sergei Tykhonov à AFP, revelando o quadro neo-impressionista estava com um homem suspeito de ter assassinado um joalheiro.

Após o exame por especialistas encomendados pelos tribunais franceses para identificar, a pintura foi dada pelo ministro do Interior, Arsen Avakov, à embaixadora da França em Kiev, Isabelle Dumont, em uma cerimônia. De acordo com um comunicado da embaixada, "o Ministro da Cultura, Franck Riester, e o Presidente da Câmara de Nancy, Laurent Hénart, saudaram a colaboração com as autoridades ucranianas que, no final dos procedimentos de investigação, restituiram esta pintura à cidade de Nancy".


La Rochelle é uma comuna situada na costa oeste da França | Foto: Sergei Supinsky / AFP / CP
 

Estimado em 1,5 milhões de euros, o óleo sobre tela (46 × 55 cm) fazia parte de uma coleção de 117 obras doadas ao museu de Nancy pela viúva do fabricante de vidros Emile Gallé. Signac o havia executado no ano em que foi nomeado pintor oficial da marinha - ele próprio possuía um pequeno iate em Saint-Tropez e era considerado um bom navegador. Pintado por pequenos toques justapostos, o "Porto de La Rochelle" evoca um pouco de pontilhismo do qual o pinto foi, ao lado de Seurat, um dos fundadores. 

Na época, o promotor público havia evocado o rastro de banditismo: "O modo de operação - velocidade de execução, corte preciso da mesa, rastreamento cuidadoso, já que o gráfico roubado estava fora do campo das câmeras - sugere que estamos lidando com criminosos experientes e particularmente bem organizados".

* Com informações da AFP


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895