Okna Produções assina série documental sobre arte e moda

Okna Produções assina série documental sobre arte e moda

“Sagrados e Profanos” tem estreia nesta sexta, na FashionTV Brasil

Vera Pinto

“Sagrados e Profanos” é composta por oito episódios e tem direção de Pedro Zimmermann

publicidade

A estreita relação entre arte e moda é o tema de “Sagrados e Profanos”, série documental assinada pela OKNA Produções e dirigida por Pedro Zimmermann que será exibida pela FashionTV Brasil (Canal 551 da NET e 84 da Sky), a partir desta sexta, 4 de setembro, às 20h30min. Oito episódios de 24min mostram como diferentes manifestações artísticas terminaram por influenciar as criações de estilistas do Brasil e do mundo: Art Nouveau, Expressionismo, Surrealismo, Cubismo, Op Art, Simbolismo, Impressionismo e Pop Art.    
 
O projeto utiliza diferentes abordagens narrativas, combinando o formato de entrevistas ao estilo poético dos “fashion films”. A cada episódio, um jovem designer de moda concebe e desenvolve um figurino especialmente inspirado em movimentos artísticos, que será destaque dos fashions films. Os estilistas selecionados para esse desafio foram Camila Paludo, Juliana Franarim, Sérgio Amaro, Ruan Escobar, Paulo Saul, Wendyel Borin, Rochele Gloor e Júlia Feil. Os estúdios do Tecna em Viamão, a histórica Casa Godoy em Porto Alegre e a Vinícola Laurentia em Barra do Ribeiro foram as locações selecionadas para a realização dos “fashion films”.
 
Em São Paulo, além de gravações de acervo do Masp, a produção entrevistou personalidades, como a jornalista de moda Lilian Pacce, o estilista Marcelo Sommer, o fotógrafo Klaus Mitteldorf e o historiador e estilista Lorenzo Merlino.  Em Porto Alegre, os cenários para depoimentos foram os laboratórios de moda da Faculdade de Design da UniRitter, parceira da iniciativa. Entre os entrevistados nessa fase estão a designer e pesquisadora têxtil Tatiana Lashuck, a curadora artística e pesquisadora de moda Gisele Padoim, e a especialista em história da arte e moda, Paula Puhl.
 
Além da utilização intensiva de recursos de pós-produção, com ênfase para a computação gráfica, “Sagrados e Profanos” conta ainda com a realização de vídeos em 360º, com imersão nos cenários onde foram gravados os “fashion films”.  A estreia é dia 4 de setembro, no canal FashionTV, às 20h30; e os novos episódios serão exibidos sempre às sextas-feiras, com reprises semanais às segundas, quintas e sábados, 20h.
 
Equipe Técnica:
Direção e roteiro – Pedro Zimmermann
Produção: Aletéia Selonk
Produção Executiva – Marlise Aúde
Direção de Produção – Flávia Manssour
Direção de Fotografia – Pedro Rocha
Direção de Arte – Sandro Dreher
Assistente de direção – Alberto Goldim
Motion Design – Maurício Santos
Trilha Sonora: Carlos Dhorn e RenanSchmidt
Mixagem e edição de som: Roberto Coutinho
Finalização: Tiago Lopes
 
 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895