Oliveira Silveira é o autor homenageado da 1ª edição da FiliGram

Oliveira Silveira é o autor homenageado da 1ª edição da FiliGram

Festival Internacional Literário de Gramado foi lançado nesta terça; evento será de 2 a 11 de setembro, com mais de 100 atividades e mais de 50 autores

Luiz Gonzaga Lopes

Poeta e ativista falecido em 2009 será o homenageado do Festival Literário de Gramado

publicidade

O lançamento do FiliGram – Festival Internacional Literário de Gramado foi lançado nesta quarta-feira, 03, na Livraria Taverna, em Porto Alegre. O evento será realizado de 2 a 11 de setembro em uma área de 3.500m² que será montada junto ao Lago Joaquina Rita Bier, na cidade serrana. Conforme os organizadores, serão mais de 100 atividades gratuitas com a presença de mais de 50 autores do país, Inglaterra, Portugal e África do Sul.

No lançamento, foi anunciado que o poeta, intelectual, ativista, pesquisador e professor gaúcho Oliveira Silveira (1941- 2009) será o autor homenageado do FiliGram 2022. Nascido em Touro Passo, distrito de Rosário do Sul, Oliveira foi um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra junto ao grupo Palmares nos anos 1970. Seus artigos, ensaios e poemas influenciaram gerações de escritores e pensadores do Brasil.

Lançamento da 1ª edição da feira ocorreu nesta quarta-feira na Livraria Taverna | Foto: Luiz Gonzaga Lopes / Especial / CP

A filha de Oliveira, Naiara Silveira, falou sobre a importância da homenagem: “É uma emoção ver nosso pai ser homenageado nesse evento para dar visibilidade à obra de meu pai, pois ele deixou uma grande marca na literatura brasileira”.

O poeta, crítico e pesquisador da obra de Oliveira, Ronald Augusto, disse que a literatura de autoria negra já existe desde o século XVIII, mas que foi valorizada por grandes editoras apenas nos últimos anos. “Não podemos deixar que as grandes editoras varram dos mapas selos e editoras pequenas de literatura negra, como é o caso da Figura de Linguagem aqui do RS, pois foram elas que abriram os caminhos", frisou lembrando que ao homenagear Oliveira Silveira, a Filigram se antecipou à Feira do Livro de Porto Alegre.

A professora Sátira Machado, pesquisadora da obra de Oliveira Silveira, e o músico, escritor e pesquisador Richard Serraria participaram do anúncio da homenagem ao poeta gaúcho. 

O secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, comenta que o Festival foi pensado para ser diverso, abrangente, discutir as questões do tempo atual, além de ser acessível a todos. A estimativa dos organizadores é que o Festival, que também vai englobar a 25ª Feira do Livro de Gramado, atraia um público de 80 mil pessoas e comercialize em torno de 20 mil unidades de livros.

O evento está dividido em 5 eixos temáticos: Polaroid Brasil (Diversidade, sustentabilidade, futuros possíveis), Mercatto (Mercado editorial), Orgânico (Autores e leitores: engajamento digital), Campi (Academia, teoria, alegria e Digiteen (Lúdico, imagens e linguagens teens). Fernando Gomes, co-organizador do FiliGram ao lado de João Mendes e Enio Martins, conta que “a curadoria coletiva traz diversidade e ajuda a pensar o evento sob muitas óticas”. O corpo curatorial é formado pela Universidade Aberta do Brasil, Coletivo Sankofa, Literatura RS, Studio Patinhas, pelo escritor Eduardo Krause, pela jornalista Patrícia Viale e coordenadores do FiliGram. 

Um dos curadores, Vitor Diel, do Literatura RS, anunciou a programação do eixo Mercatto, sobre mercado editorial, destacando nomes como o do curador inglês Michael Bhaskar, de Leonardo Neto, do Publish News, de mesas sobre design de capa de livros e com produtores de eventos literários gaúchos como FestiPoa Literária, Feira do Livro de Porto Alegre e Jornada Literária de Passo Fundo.

Fernando Gomes anunciou os nomes de alguns autores presentes como Jeferson Tenório, Paulo Scott, Natália Borges Polesso, Clara Corleone, Aline Bei, Vanessa Passos, Cristina Judar, Kiusam de Oliveira, Pedro Pacífico, Edyr Augusto, Paula Taitelbaum, Yuri Al’Hanati, a sul-africana Futhi Ntshinguila e o português Afonso Cruz. 

A programação artística terá o vocalista do Teatro Mágico, Fernando Anitelli, e cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro. O FiliGram possui parceria com o Festival Literário Internacional FÓLIO, realizado pela cidade portuguesa coirmã de Gramado, Óbidos, pequena vila medieval reconhecida pela UNESCO como uma das 20 cidades da literatura mundial.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895