Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2019 com concerto gratuito

Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2019 com concerto gratuito

Apresentação ocorre neste domingo e terá programa dedicado ao período Romântico

Correio do Povo

Repertório apresenta obras de Johannes Brahms e Felix Mendelssohn-Bartholdy

publicidade

A Orquestra de Câmara da Ulbra inicia, neste domingo, mais uma temporada da série Domingo Clássico, projeto que há 16 anos realiza um concerto gratuito por mês. Com comando do maestro Tiago Flores, a apresentação ocorre a partir das 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (rua Marquês do Herval, 280), em Porto Alegre. A entrada é franca, mas sugere-se a doação de alimentos não perecíveis para o Projeto Juvenil Solidário.

O programa do concerto será dedicado ao período Romântico. Dividido em duas partes, o repertório contará com obras de dois dos nomes mais importantes do romantismo musical europeu: Johannes Brahms e Felix Mendelssohn-Bartholdy.

No primeiro momento, será executado o "Sexteto nº 1, Op. 18", de Brahms. Escrito entre 1858 e 1860 (na passagem da juventude para a fase de consolidação de Brahms como compositor), o sexteto é uma obra fresca, colorida e alegre, mas também de grande força vital. Composto de quatro movimentos, foi escrito originalmente para dois violinos, duas violas e dois violoncelos e exige muita técnica dos instrumentistas. Com algumas pequenas adaptações esta obra será executada por 17 instrumentistas.

Já na segunda parte, o destaque será para a obra de Mendelssohn. A Orquestra irá apresentar "Sinfonia para cordas nº 9", composta em 1823, quando o músico tinha 14 anos de idade. A composição é bastante influenciada pelo estilo Clássico, dominado com mestria pelo compositor, e é dividida na tradicional forma de quatro movimentos.

Além do concerto de abertura, outras oito apresentações da série Domingo Clássico estão planejadas para ocorrerem até dezembro, sempre com entrada gratuita. Ao longo da temporada deste ano, a Orquestra da Ulbra também irá realizar apresentações da série Concertos Populares, que promove uma mescla de diferentes estilos, e dará continuidade para a série Concertos Didáticos, para crianças de escolas públicas do interior do Estado.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895