Os singles e lives desta sexta-feira

Os singles e lives desta sexta-feira

Confira os lançamentos e shows nacionais e locais

Vera Pinto e Carol Steques*

Letrux se apresenta na série Música #EmCasaComSesc, às 19h de hoje

publicidade

Na agenda do Música #EmCasaComSesc de hoje, às 19h, está Letrux, pelo Youtube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo. Nome artístico da cantora, compositora e poeta Letícia Novaes, ela apresenta treze músicas de seu segundo trabalho, “Aos Prantos”, lançado em março deste ano. Este show virtual é um convite a um mergulho nas profundezas sentimentais, mas com muito bailado em meio aos maremotos da existência. Também às 19h, a Casa da Música Poa reapresenta o recital de estreia da séria Casa da Música na Sua Casa, através do Youtube, Facebook e Instagram da instituição. Com Ricardo Bahamondez (piano) e Tácio Vieira (violoncelo), tem no repertório os “Prelúdios, Op. 28, nº 6, 7 e 8”, de Chopin e o “Vocalise” de Rachmaninoff. Em formato de trio acústico, Titãs se apresenta no Youtube, a partir das 20h. No Arraial do Vila Flores Online (Instagram @vilaflorespoa), a partir das 22h tem Elojac Xote. 

Dona Conceição lança “Azul” nas plataformas digitais. A música, inspirada pela  paisagem do Rio de Janeiro, contou com a parceria da cantora Luciane Dom. A gravação foi realizada nos estúdios Pedra Redonda em Porto Alegre. A cineasta Natália Pires escreveu com Conceição o roteiro. Participaram Luciane Dom (voz), Dona Conceição (voz e percussão), Gutcha Ramil (voz), Andressa Ferreira (voz), Diogo Martins (guitarra), Dionisio Souza (baixo).

Com banda formada só por mulheres, que a acompanhará em turnês após a pandemia, Carol Biazin lança “Metade”, single de seu novo EP, “Sem Filtro”. Com menos beats, promete marcar uma nova fase na carreira da cantora, coautora de hits nacionais, ao lado de Vitão, Rouge e Anitta e colecionadora de prêmios. Projeto íntimo e experimental produzido durante a quarentena, o EP traz  releituras de canções que marcaram a trajetória da cantora e exploram suas outras habilidades musicais. Além da inédita “Metade”, tem ainda  exclusivas de “Talvez” , primeiro single autoral da artista,  em que ela atua como guitarrista; e “Cancela”, que já bateu a marca de 1 milhão de streamings e ganha versão cheia de influência de jazz e técnicas vocais surpreendentes.

Paulo Inchauspe lança nas plataformas digitais “Vagabundo”, em que divide o vocal com o artista uruguaio Martín Buscaglia. A música é uma versão de uma das canções mais conhecidas do trio mexicano Los Panchos e já foi gravada por Buscaglia em seu álbum "El Evangelio Según mi Jardinero" (2006). Inchauspe resolveu gravar “Vagabundo” ainda no ano passado, e no seu estúdio, de casa, gravou voz, violão, baixo, banjo e piano, colocando alguns efeitos. O já parceiro de outros trabalhos, Juliano Rodriguez tocou bateria e órgão e fez a mixagem. O músico uruguaio foi convidado em meio ao processo de gravação. 

A compositora e pesquisadora gaúcha Isabel Nogueira mostra na canção “Nome no Mel” uma letra afetuosa que resgata o banho de ervas que sua avó paterna, Lucia, fazia para ela quando criança. E é neste clima, com o videoclipe da faixa dirigido por Vitória Proença, que a artista se despede de “Pele/Osso” (Tronco/2019), álbum duplo de estreia, enquanto se prepara para o lançamento do segundo trabalho, “Semente”, que fecha a trilogia de discos.

Uma das principais apostas do pop-rock brasileiro, a banda Versalle anuncia o EP “Sessão de Inverno”, trabalho acústico e minimalista e ainda o clipe e single “Só”, em todos os apps de música e no Youtube. Com influências de pop/folk rock dos anos 90, como Legião Urbana, Alanis Morissete e Coldplay, o single de estréia do novo trabalho traz uma reflexão existencial, além de conversar diretamente com a situação em que o mundo vive. Produzido pelo baixista, Paulo Casca, o EP contará com três faixas: “Só”, de Alex Caldas; “Milhas Além” e uma releitura de “Já Estou Bem Melhor”, canção do primeiro EP homônimo. O novo trabalho será lançado mensalmente até o fechamento da estação. Já o clipe foi feito em animação, com direção de Alex Antunes e conta uma história de amor, dividida em três partes, uma para cada single do EP, e foi uma das saídas achadas pela banda para lançar um conteúdo que impressionasse e fosse viável diante dos problemas causados pela pandemia. 

A ybmusic lança o single "Peripécias", de Victoria Saavedra, colombiana radicada em São Paulo."Peripécias" é uma música sobre o cuidado e o carinho com as nossas escolhas, a nossa história e as nossas raízes. É sobre ser e viver mais, sem dar peso às opiniões e aos julgamentos que outros possam ter sobre as nossas batalhas individuais. O conceito musical de "Peripécias" é uma mistura da champeta (ritmo afro-colombiano, que foi a ideia inicial para o arranjo), samba reggae afro-baiano e o congo de ouro. Cada elemento do arranjo, e a composição, mostraram caminhos diferentes e o resultado foi uma música com ar caribenho, envolvente e dançante.
 
 A Sirius lança “Ponto de Paz”, com uma letra que busca este espaço tranquilo no interior de cada um. A banda é composta pelos músicos Leonardo Reis (guitarra), Augusto Bordin (teclado), Saulo Ferreira (vocal), Leonardo Gallio (bateria) e Francesco Fantinel (baixo). A Sirius teve o início de sua trajetória em 2018, quando  começou a conquistar público realizando shows em escolas da região da Serra do Rio Grande do Sul.
 
O single "Mistério de Nanã", de Zeferina, é inspirado nos valores ancestrais que fundamentam a religiosidade afro-brasileira, em especial a orixá Nanã, relacionada à terra e ao poder gerador da mãe natureza. A cada letra e arranjo musical, busca traduzir seu vínculo com as forças da natureza, que nos ronda e nos proporciona a vida.

Às 20h, em seu canal oficial do Youtube, Gilberto Gil faz um show na live #DevassaTropicalAoVivo, celebrando seu aniversário de 78 anos e a música tropical. A festa é uma homenagem à música brasileira e em prol de todos os profissionais que fazem o show acontecer. A live tem cunho beneficente, e as doações arrecadadas serão destinadas aos movimentos #Ajude1Freela e #BackstageInvisivel. "A #FestaDoGil é mais uma iniciativa Devassa em solidariedade a centenas de montadores, carregadores, técnicos, produtores, roadies, assistentes, equipes de limpeza, seguranças e todos os profissionais que trabalham nos bastidores e estão vulneráveis nesse momento", anunciou Gilberto Gil em sua rede social.

Rita Benneditto também se apresenta na noite desta sexta-feira. Às 19h30, a cantora fará um show em seu canal oficial do Youtube com a live Bumba Live Boi, em homenagem ao Bumba Meu Boi, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A sua apresentação conta com a participação especial de Alcione, Geraldo Azevedo e representantes da manifestação artística Bumba Meu Boi. O show de Rita também tem cunho beneficente, no site da Sympla o público de casa poderá fazer doações destinadas aos Mestres do Bumba Meu Boi do Maranhão e à equipe da artista.

"Não era amor, era cilada!" Molejo também irá animar as plataformas digitais com a sua segunda live durante esse período de isolamento social, promovendo um show repleto de clássicos de sua carreira. O espetáculo será transmitido, às 20h, no canal oficial do Youtube do grupo. O cantor Gusttavo Lima também se apresenta nas redes sociais com a live "Buteco Especial de São João", ao lado dos sertanejos Felipe Araújo e Jonas Esticado. O show do Embaixador será transmitido ao vivo, às 21h, em seu canal oficial do Youtube.

Nomes internacionais também fazem parte da programação cultural de hoje. Katy Perry participa do Coke Studios Sessions, uma iniciativa da BeApp em parceria com a Coca-Cola. O projeto está no ar desde maio, e tem o objetivo de promover 60 dias de música ao vivo, com mais de 100 atrações. O Coke Studios Sessions, além de animar os fãs que estão em casa durante a quarentena, busca doações para ajudar a Cruz Vermelha Internacional no combate do novo coronavírus. O público poderá assistir ao show, a partir das 22h, no perfil do Instagram de #BeApp (@beapplive).

Barbra Streisand, Sting, Jane Fonda, Carlos Santana, Dave Matthews, Morgan Freeman, Jane Goodall, Jeff Bridges, Peter Gabriel e Herbie Hancock participam, às 21h, da live beneficente "Protecting the Protectores - Artists United for Amazonia", em prol do Fundo de Emergência da Amazônia. A apresentação será transmitida ao vivo no canal do Youtube de AmazonWatch.

*Sob supervisão de Marcos Santuario


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895