Ospa dá novo tom a clássicos do Pink Floyd em concerto em Porto Alegre

Ospa dá novo tom a clássicos do Pink Floyd em concerto em Porto Alegre

Apresentação acontece neste domingo, no Araujo Vianna

Correio do Povo

Apresentação da Ospa contará com participações especiais

publicidade

O universo psicodélico e experimental da banda britânica Pink Floyd ganha uma versão erudita aliada à instrumentação elétrica, em concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e seu Coro Sinfônico, além de participações especiais de cantores, guitarristas e baterista, neste domingo, às 18h, no Araujo Vianna (Osvaldo Aranha, 685). 

• Coral Expresso 25 comemora 50 anos de história com show "Ruídos e Silêncios"

O maestro Evandro Matté, para o tributo a um dos grupos precursores do rock progressivo nos anos 1960, conduz a orquestra pela história de cinco grandes álbuns, destacando sucessos como “Another Brick In The Wall” e “Wish You Were Here”. O espetáculo garante uma viagem no tempo pelos primórdios do rock, trazendo à tona a nostalgia de quem vivenciou a trajetória da banda e de quem cresceu a escutando.

‘‘Não é de hoje que a música sinfônica, com todo seu refinamento e erudição, flerta com o rock progressivo. Nos anos 1960 e 1970, não era raro que grupos de rock, especialmente ingleses, elaborassem músicas para serem executadas por orquestras. Um dos ícones deste movimento é a banda Pink Floyd, que conseguiu unir o experimentalismo e profundidade com a qualidade da música de concerto”, avalia Matté.

Para o desafio foram convidados os cantores Anaadi, vencedora do prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em português do Grammy Latino 2018, e Rafael Gubert, premiado com o Oscar della Musica (Itália), o guitarrista Johnny Macedo, o baixista Gabriel Nunes, o pianista Paulo Bergman, o baterista Jorge Matte, além do Coro Sinfônico da Ospa e o Coro Infantojuvenil. 

• "Alucinação Um Concerto Bárbaro" celebra trajetória musical de Belchior

A apresentação foi organizada em ordem cronológica e com algumas obras arranjadas em pot-pourri. A abertura será com “Astronomy Domine”, do álbum de estreia da banda, “The Piper at the Gates of Dawn”, escrito por Syd Barrett. Em seguida, a orquestra atravessa três canções de “The Dark Side of The Moon”, chegando ao clímax com o rock progressivo “Shine on You Crazy Diamond”, do excêntrico álbum “Wish You Were Here”. A seleção do concerto de quase 20 músicas, inclui ainda “High Hopes”, introspectiva e com solos de guitarra.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895