“Pájaro de Verano” vence o Festival de Cinema de Punta del Este
capa

“Pájaro de Verano” vence o Festival de Cinema de Punta del Este

Dirigido por Cristina Gallego e Ciro Guerra, o filme é ambientado entre as décadas de 1960 e 1980, e narra a ascensão e queda de uma família indígena

Por
Marcos Santuario

Elenco do Uruguai "En el Pozo” festeja o prêmio do Júri Popular


publicidade

Co-produção entre Colômbia, Dinamarca, México e Argentina, o longa “Pájaros de Verano” levou prêmio de Melhor Filme, e o Prêmio da Crítica, na noite deste sábado, no 22° Festival de Cinema de Punta del Este. Dirigido por Cristina Gallego e Ciro Guerra, o filme é ambientado entre as décadas de 1960 e 1980, e narra a ascensão e queda de uma família indígena, em tema que envolve o narcotráfico.

Outra vencedora da noite, com o prêmio de Melhor Direção, foi a realizadora Natalia Cabral, pelo seu trabalho no filme “Miriam Mente”, coprodução entre República Dominicana e Espanha. Nas categorias de atuação, o melhor ator foi considerado Antônio de la Torre, da produção espanhola “Reino”.

Já a atriz vencedora foi Glória Demassi, por seu trabalho em “Las Rutas de Febrero”, e o prêmio de Júri Popular foi entregue ao filme uruguaio “En el Pozo”, de Bernardo y Rafael Antonaccio.


As produções brasileiras em competição, “O Banquete”, de Daniela Thomas e “A Voz do Silêncio”, de André Ristum, não levaram nenhum dos prêmios do Festival. E na noite do último sábado, o filme “Simonal”, de Leonardo Domingues, foi muito aplaudido na sua exibição na Sala Cantegril, do balneário uruguaio.