Para ver e rever Harry Potter

Para ver e rever Harry Potter

O primeiro filme da franquia, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" completa 20 anos. Para celebrar a data, salas de cinema voltam a exibir o
filme em versão 3D

Adriana Androvandi

Novos livros irão abordar as lições que Harry e seus amigos aprenderam em Hogwarts

publicidade

A estreia do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em novembro de 2001, marcaria para sempre a história do cinema e o imaginário da cultura pop. Boa parte mundo dos “trouxas” (como os magos chamam as pessoas que não têm seus talentos) ficou encantado com o que leu e viu. O universo que envolve as aventuras do trio de amigos formado por Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) teve sua adaptação para as telas dirigida por Chris Columbus e já se tornou um clássico.

Para celebrar os 20 anos de lançamento do primeiro dos oito filmes da saga, salas de cinema vão exibir “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em versão 3D neste domingo. É uma chance de ver ou rever o filme.

Os livros, de autoria da britânica J. K. Rowling, já ultrapassaram a marca de 500 milhões de cópias vendidas. Harry Potter começa a trama como um menino órfão criado sem carinho pelos tios. Após receber uma carta com um convite para ir para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ele embarca em um trem que o levará ao castelo mágico.

Algumas sequências são inesquecíveis. Ao chegar à instituição de ensino, os estudantes ficam embaixo de um chapéu seletor, que define, conforme as características de cada novato, uma das quatro casas da escola a qual ele vai pertencer: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. Além de definir o espaço de hospedagem, cada casa também forma suas equipes esportivas para competições. Os fãs começaram a eleger suas casas preferidas conforme as características que cada uma apresentava.

Alguns atores da franquia partiram, deixando saudades. É o caso de Richard Harris (1930-2002), que atuou como o professor Albus Dumbledore nos dois primeiros filmes; Alan Rickmam (1946-2016), que interpretou o professor Severo Snape; e a atriz Helen McCrory (1968 -2021), como Narcisa Malfoy.

Além da exibição nos cinemas, as homenagens estão movimentando canais de streaming e o mercado editorial. O canal HBO Max anunciou o lançamento de um especial em homenagem a “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que chega à plataforma em 1º de janeiro de 2022 com participação de vários nomes do elenco. Com o título “Harry Potter - 20 Anos de Magia: De Volta A Hogwarts”, o programa terá 90 minutos e terá entrevistas com o elenco e cobertura dos bastidores, diretamente dos arquivos da Warner Brothers.

Livros

A editora Rocco, responsável pela publicação da coleção no Brasil, também preparou novidades. Nesta semana, lançou o Box Premium, com todos os sete livros da saga em capa dura.

Outro lançamento é a coleção das Casas de Hogwarts. Cada um dos sete livros ganhou quatro capas diferentes, uma para cada uma das casas Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Esta está sendo lançada aos poucos e os fãs vão comprando conforme são publicados.

Em dezembro, será a vez de “Harry Potter e a Câmara Secreta” ganhar uma edição ilustrada pelo premiado estúdio Minalima. Um dos sócios do Minalima é o brasileiro Eduardo Lima, que também tem entre os projetos realizados a criação do Beco Diagonal no parque temático de Harry Potter em Orlando (EUA).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895