Parque da Redenção recebe intervenção artística "O Barquinho"

Parque da Redenção recebe intervenção artística "O Barquinho"

Artista tem como objetivo conscientizar a população para a importância da água como elemento de sobrevivência da vida e a responsabilidade do ser humano em relação à sua conservação

Cláudio Isaías

Obra ficará no parque até 18 de outubro

publicidade

Como parte das comemorações do Dia da Criança, celebrado nesta segunda-feira, o Parque da Redenção recebe até o dia 18 de outubro a intervenção artística "O Barquinho". A obra do artista plástico Roberto Freitas, aluno do Atelier Livre Xico Stockinger, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), está exposta no Espelho d'água do parque. Na manhã deste domingo, a estrutura chamou a atenção de quem circulava pela mais tradicional área de lazer da cidade.

Muita gente, principalmente as crianças, pediram aos pais para tirar fotos próximo da obra. Foi o caso do casal Ivete e Marcelo Gonzales que ontem pela manhã decidiram passear pelo parque. Eles fotografaram o filho Samuel, de sete anos. A ideia do trabalho é uma forma de unir a arte e a educação ambiental. O projeto surgiu em 2019 com uma ação realizada no Largo dos Açorianos. 

Agora em 2020, será a vez da Redenção receber a obra que tem como proposta resgatar a memória afetiva das pessoas que brincavam de fazer barquinhos de papel na infância. O artista também tem como objetivo conscientizar a população para a importância da água como elemento de sobrevivência da vida e a responsabilidade do ser humano em relação à sua conservação.

A ideia de Freitas foi criar um barquinho em escala ampliada em dez vezes e montá-lo em locais como espelhos d’água ou lagos, nos parques da cidade. A estrutura é composta por tubos de PVC, conectores metálicos e com revestimento em papel jornal impermeabilizado com verniz acrílico. As instalações foram pensadas para locais relacionados à água como no caso da Orla do Guaíba e de lagos em parques.

Como parte da Campanha do Brinquedo 2020, a intervenção artística no Espelho d'água terá um ponto de coleta no dia 17 de outubro, das 11h às 17h. As doações serão direcionadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, acolhidas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e e pelas instituições parceiras no serviço de fortalecimento de vínculos familiares. A campanha será realizada até o dia 25 de dezembro. As ações serão realizadas para o mês das crianças e para o Natal.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895