Paulo Gustavo permanece estável e equipe médica está otimista

Paulo Gustavo permanece estável e equipe médica está otimista

Ator passou por um novo procedimento para corrigir uma conexão anormal entre duas estruturas do pulmão

AE

Paulo Gustavo está internado em hospital do Rio de Janeiro desde 13 de março com covid-19

publicidade

O ator Paulo Gustavo, de 42 anos, segue em estabilidade clínica após ser submetido a um novo procedimento, na manhã de sexta-feira, 9, para corrigir um comprometimento pulmonar que havia sido identificado no dia anterior. O problema em questão era uma fístula broncopleural, que é a conexão anormal entre os brônquios e a pleura - esta, uma membrana dupla que reveste os pulmões.

De modo geral, uma fístula é a conexão entre duas estruturas do corpo que em condições normais não estariam conectadas. No caso do ator, essa condição nos pulmões faz com que o ar escape por algum lugar do órgão e há diversas causas para que isso ocorre em um paciente que está sob ventilação mecânica.

Internado desde o dia 13 de março, no Rio de Janeiro, por causa da covid-19, Paulo Gustavo segue em terapia intensiva. Há seis dias, ele tinha passado por um procedimento para corrigir outra fístula broncopleural.

De acordo com a equipe médica, em comunicado enviado nesta sexta-feira, "as manobras terapêuticas transcorreram com sucesso e Paulo Gustavo segue em estabilidade clínica. O quadro geral mantém o otimismo da equipe profissional, mesmo levando-se em conta a gravidade que existe em todos os pacientes em uso de ventilação mecânica e de ECMO".

Na quarta-feira, 7, o marido do ator, Thales Bretas, informou que o humorista tinha feito transfusão de sangue e fez um apelo para que as pessoas fizessem doação sanguínea. No comunicado mais recente, "a família agradece todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus".

Na tarde desta sexta-feira, Bretas publicou uma foto dele com Paulo Gustavo para relembrar os dias de alegria com amigos. "Essa lembrança é meu novo sonho para um futuro breve", escreveu Ele relatou que os procedimentos pelos quais o ator passa são importantes para melhorar o desempenho dos pulmões e agradeceu a equipe médica pelo empenho.

"Ele segue como um guerreiro, lutando para passar por tudo e se manter forte, pronto para a próxima! É assim que eu me sinto também: com fé, confiante na medicina, e entregue às próximas emoções e decepções", disse.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895