Peça em Porto Alegre celebra 35 anos de carreira de Ana Beatriz Nogueira

Peça em Porto Alegre celebra 35 anos de carreira de Ana Beatriz Nogueira

"Um Dia a Menos" é adaptação de um dos últimos contos de Clarice Lispector

Por
Correio do Povo

Ao longo de sua carreira, Ana Beatriz Nogueira contabiliza mais de uma dezena de filmes, 17 trabalhos na televisão e 14 espetáculos de teatro


publicidade

Um dos últimos contos escritos por Clarice Lispector (1920-1977), no ano de sua morte, “Um Dia a Menos” ganhou versão adaptada e dirigida por Leonardo Netto, protagonizada por Ana Beatriz Nogueira, nas celebrações de seus 35 anos de trajetória. O texto que fala da solidão e dos possíveis muros que às vezes levantamos, sem perceber, ao nosso redor, chega a Porto Alegre para apresentação única hoje, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). 

Na trama, Margarida vive só, desde que sua mãe morreu, na mesma casa onde nasceu e cresceu. A empregada doméstica da vida inteira está de férias e não há mais ninguém por perto. Diante da árdua tarefa de atravessar mais um dia inteiro sozinha, dentro de casa, ela cumpre seus rituais diários: esquenta sua comida, almoça, torce para que o telefone toque e vai buscando o que fazer até a hora do jantar, quando finalmente anoitece. Esgotada pela repetição infinita, um dia a mulher tem um rompante inesperado.


“O que mais me atrai neste texto é a humanidade da personagem criada pela autora. Esta personagem que tem como árdua a tarefa de atravessar um dia inteiro”, explica a atriz, que contabiliza mais de uma dezena de filmes, 17 trabalhos na televisão e 14 espetáculos de teatro.