Percussionista Dessa Ferreira lança clipe e realiza live

Percussionista Dessa Ferreira lança clipe e realiza live

Brasiliense radicada em Porto Alegre promove evento no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Vera Pinto

Cantautora, percussionista e produtora musical Dessa Ferreira

publicidade

Neste sábado, quando é celebrado o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Beguela, a cantautora, percussionista e produtora musical Dessa Ferreira, bastante atuante nos palcos da Capital, lançará o videoclipe “Pulso”, às 12h, em seus canais do Youtube, Facebook e Instagram. Esta é uma das faixas que integram seu primeiro trabalho solo, em fase de produção e com previsão de lançamento no segundo semestre deste ano. Às 22h ela realizará uma live, em suas redes sociais e também Youtube. 

A música "Pulso" nasce em meio a tentativas frustrantes de buscar informações sobre as origens da sua família. Filha de piauienses, nascida no Distrito Federal, Dessa Ferreira encontra na música, na cultura e nas artes, de forma geral, possibilidades de reconstrução do seu passado, confiando e se reconectando com a sua ancestralidade indígena e africana. "Pulso" fala sobre silenciamentos e provoca a reflexão sobre si, sobre a importância de se conhecer, se ver, sobre ouvir, sentir e seguir o pulsar do coração. "Em vida, o coração pulsa e esse pulso é a própria ancestralidade se comunicando contigo", diz. 

Com direção e roteiro de Kaya Rodrigues e coo-direção de Luis Ferreirah, o clipe se propõe ao encontro de mulheres e sua ancestralidade. Um ritual é invocado, uma busca pela natureza, pelo sorriso e pela troca. Há, na conversa entre as imagens e música, uma reflexão acerca das imposições socioculturais e a busca pela própria verdade. "Pulso" fala sobre a potência do aquilombamento de mulheres negras que, por meio do espelhamento, se nutrem, se enxergam e, juntas, buscam formas de se fortalecerem e construir novas possibilidades de futuro, em conexão com a ancestralidade". "O clipe nos provoca a pensar o quanto essas histórias estão permeadas entre diversas mulheres negras que partilham de vivências semelhantes, de apagamentos e de redescobertas", comenta Dessa Ferreira, completa sobre a obra, que buscou resgatar sua trajetória de compositora que, educada em bases cristãs, embarca em uma descoberta de sua origem afro-indígena. 

Sobre Dessa Ferreira
Natural de Brasília, Dessa Ferreira reside na capital gaúcha desde 2014, onde é bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da UFRGS. Atualmente, atua no Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco do Fundo Baobá com o projeto Mulheres Negras e Tecnologia: Produção Musical Enegrecida. É uma das fundadoras e compositoras do grupo Três Marias, idealizadora do núcleo de vivência em percussão - Ngoma e do Coletivo Pretambor. Integra o Coletivo Nimba e Atinuké. Também toca nos trabalhos autorais de Dona Conceição, Thiago Ramil e nos grupos Sankofa Drums e Oseetura. Em 2020 está lançando seu trabalho solo autoral, “Pulso”, palavra que traz muitos significados relacionadas a sua trajetória. Além do seu primeiro álbum autoral, que está em processo de gravação, este ano estará lançando o primeiro CD do grupo Três Marias, “Não Se Cala”.
 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895