Pianista Olinda Alessandri apresenta obra-prima do Romantismo em Porto Alegre
capa

Pianista Olinda Alessandri apresenta obra-prima do Romantismo em Porto Alegre

Caxiense lançará hoje na Capital o álbum solo "Schubert - Schumann – Liszt"

Por
Correio do Povo

Olinda Alessandri já realizou recitais em países como Alemanha, Áustria, Itália e nos Estados Unidos e Argentina

publicidade

Para lançar o álbum solo “Schubert - Schumann – Liszt", gravado em Berlim, na Alemanha, a pianista Olinda Alessandri se apresenta nesta terça-feira, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°). Em destaque, está a Sonata em Si Menor, de Liszt, uma das mais complexas peças de piano, bastante rara de se ouvir, em relação a outras. Esta peça é considerada obra-prima do compositor húngaro e peça-chave para o piano do Romantismo.

Liszt a dedicou a Robert Schumann, em sinal de agradecimento à peça “Fantasia em Dó maior Op. 17”, em 1839. O programa conta também com peças de Robert Schumann (Carnaval em Viena), Bach-Silotti (Prelúdio para Órgão em Sol Menor), além de três compositores americanos: Heitor Villa-Lobos (Choros n°5), Alberto Ginastera (Três Danzas Argentinas) e Arturo Marquez (Danzón n°2). 

• Bernardo Zubaran é atração no Chapéu Acústico nesta terça

Em seus concertos, Olinda prima por uma execução competente, que com vigor e precisão, une a beleza e a complexidade da música erudita, numa interpretação ideal dos compositores homenageados, o que a torna reconhecida pelo público. A pianista caxiense já realizou recitais em países como Alemanha, Áustria, Itália e nos Estados Unidos e Argentina.