Por mais voz e visibilidade às mulheres

Por mais voz e visibilidade às mulheres

Projeto transmídia luso-brasileiro "Invisíveis - Histórias para Acordar" tem primeira ação nesta quarta, 13, com lançamento de podcast

Obra com registro de Leandro Selister e intervenção de Amanda Gatti que estará exposta a partir de 5 de novembro

publicidade

A partir desta quarta-feira, 13 de outubro, entra no ar o projeto transmídia “Invisíveis - Histórias para Acordar”. A produção luso-brasileira foi contemplada no Programa Iberescena 2020/21. Formado por múltiplas vozes femininas do Brasil e de Portugal, é estruturado a partir de relatos reais de grupos femininos, tantas vezes silenciados, como mulheres e meninas em situação de rua, prostitutas, presidiárias, vítimas de tráfico humano e ciganas. O projeto tem coprodução de dois núcleos teatrais, a Companhia de Solos & Bem Acompanhados do Brasil e Casulo Núcleo de Artes Performativas de Portugal, e abrange espetáculo virtual, duas exposições e um podcast homônimo. 

Amanhã, será lançado o podcast “Invisíveis - Histórias para Acordar”, com nove episódios, que serão publicados semanalmente, de 13 de outubro a 10 de dezembro, no YouTube de Deborah Finocchiaro, Rede Estação Democracia, e canais do Spotify, Google Podcast e Apple Music do projeto. O projeto partiu de audiovisual, lançado em setembro de 2020, abordando histórias de moradoras de rua. “A intenção foi ampliar o discurso e o público dando voz a outros grupos de mulheres”, relata Amanda Gatti, uma das idealizadoras.


No Brasil os relatos, organizados por Rosina Duarte, partem das obras escritas por grupos de mulheres coordenados pela Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação. Em Portugal, as narrativas foram trazidas pela pesquisadora Márcia Pedras. O espetáculo virtual é assinado por Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti e será lançado sexta, 15, 17h do Brasil, no YouTube de Deborah. Das exposições, a do Brasil será na Casa de Cultura Mario Quintana, assinada por Leandro Selister. Em Portugal, será no Grémio Dramático Povoense em Póvoa de Santa Iria, de 5/11 a 5/12. Ambas terão performance na abertura.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895