Porto Alegre em Cena anuncia programação da 26ª edição

Porto Alegre em Cena anuncia programação da 26ª edição

Festival ocorre de 10 a 23 de setembro, com 53 atividades e discussão sobre a natureza e o humano

Correio do Povo

"Gota D’água (Preta)" é a recriação negra do clássico texto setentista de Chico Buarque e Paulo Pontes

publicidade

Com a proposta iniciada na edição passada, o 26° Porto Alegre em Cena, que será realizado de 10 a 23 de setembro, volta a discutir o Brasil, mas desta vez sobre o viés filosófico de quem somos e qual o futuro da humanidade neste País. Temáticas como processos imigratórios e povos originários no Brasil também darão a tônica dos encontros neste ano. Ao todo, serão 53 atividades programadas para esta edição. 

Aprofundando relações entre a natureza e o humano, o viés terá âmbito filosófico e antropológico. “A presença do corpo em cena, não apenas humano, mas os corpos da natureza, descentralizar a figura humana das grandes realizações e mesclar suas diferenças, valorizando-as são algumas das propostas de discussão do festival. Queremos causar reflexões sobre a humanidade e nossas potências e fragilidades”, explicou Fernando Zugno, diretor geral do Em Cena, que participou do lançamento da 26ª edição na noite desta quinta-feira. 

Artistas indígenas de Minas Gerais e da Amazônia e representantes regionais, estarão presentes. Ailton Krenak (krenak), Davi Kopenawa (yanomami) e um xamã (yanomami) serão figuras centrais nas discussões e estarão no festival para uma das residências artísticas. 

O diretor e dramaturgo uruguaio Sergio Blanco estará com duas peças que levam sua assinatura: “Las Flores Del Mal” (sobre violência) e “A Ira de Narciso”. 

Em parceria com o Santigo Off, do Chile, desde 2018, o festival troca convites e espaços na programação. “Eles convidam uma peça de Porto Alegre para o festival deles e nós também convidamos uma peça de Santiago para o nosso”, disse Zugno. Durante o Em Cena, o curador do festival irá escolher qual será a peça que representará a cidade na sua programação chilena.

Diversidade 

Sobre a programação, Zugno destacou que está repleta de diversidade. Entre os destaques estão “Dakh Daughters”, um grupo de sete mulheres ucranianas que mistura músicas, textos e interpretações que versam sobre amor e guerra; “Gota D’água (Preta)”, de Jé de Oliveira é releitura do clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes (década de 70), encenado por um elenco predominantemente negro, como estilos da periferia, funk e hip hop embalados pela força africana; “PI Panorâmica Insana” conta com mais de 150 personagens interpretados por Cláudia Abreu, Leandra Leal e grande elenco. 

A peça de Bia Lessa discute civilização, indivíduo, sexualidade, política, violência, miséria, riqueza e desejo. O novo espetáculo do grupo Galpão também está na programação. “Outros” é a segunda produção consecutiva com o diretor Márcio Abreu. Desdobramento de “Nós”, apresentada em 2016, a peça fala das inquietações contemporâneas e questões sobre a incapacidade ou necessidade de escuta do silêncio. 

Mais informações e programação completa estão disponíveis no site do Porto Alegre em Cena

Ingressos

A pré-venda de ingressos abre no dia 20 no site Uhuu e na bilheteria física no Shopping Total. Já a venda geral começa a partir do dia 30. 

Confira os espetáculos presentes nesta 26ª edição: 

Internacionais 
"Dakh Daughters" (Ucrânia) 
"Las Flores del Mal o La Celebración de la Violencia" (Uruguai)
"Rosa" (Alemanha) 
"Happi - A Tristeza do Rei" (França) 
"Going Home" (Bélgica) 

Nacionais 
"Protocolo Elefante" (Santa Catarina) 
"Outros" (Minas Gerais)
"PI Panorâmica Insana" (Rio de Janeiro) 
"Retomada" (Pernambuco) 
"A ira de Narciso" (São Paulo)
"Todo Mundo tem um Sonho" 
"OVO" (Paraná)
"Corpo-Acúmulo" (São Paulo)
"O Silêncio do Mundo"
"Lobo" (São Paulo)
"Margarida" (São Paulo)
"E.L.A." (São Paulo) 
"Gota D`água (Preta)" (São Paulo)

Locais - Os 10 selecionados do 14º Prêmio Braskem Em Cena de 2019 são:

"A fome" – Cia Espaço em Branco
"Ainda que seja noite" – Cia Silvia Canarim – Flamenco e contemporaneidade
"Arena Selvagem" – Grupo Cerco 
"Das amarras dela" – Circo Hybrido
"ELAS" – Nós Cia de Teatro
"Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças" – Coletivo Órbita
"Meierhold" – Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
"O Feio" – Ato Cia Cênica
"Os Palhaços de Tchékhov" – Circo Girassol
"Ranhuras" – Coletivo Moebius


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895