Porto Alegre recebe exposição "Cor, ou não?" com grandes nomes da arte

Porto Alegre recebe exposição "Cor, ou não?" com grandes nomes da arte

Mostra ocorre na Galeria Duque até 8 de outubro

Correio do Povo

Exposição terá obra do pintor brasileiro José Pancetti

publicidade

Porto Alegre recebe, nesta semana, a exposição "Cor, ou não" na Galeria Duque (rua Duque de Caxias, 649). A mostra será inaugurada, às 17h30min, desta sexta-feira e segue até 8 de outubro, nos horários das 10h30min às 19h, de segunda a sexta-feira, e 10h30min às 17h, aos sábados.

Com curadoria de Daisy Viola, a exposição recebe as obras de acervo de pintores da arte nacional, além de abrir espaço para artistas locais. “São artistas que construíram a história da arte no Brasil do século XX e contemporâneos”, informou a curadora. 

Nessa exposição, estarão em destaque as gravuras de Eliane Santos Rocha, a inventividade abstrata de Gustavo Giacobini e uma homenagem a Mário Olindo Pozzobon, um italiano, que combateu na Segunda Guerra Mundial, e descobriu o prazer da pintura logo após ir morar em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. 

Nas obras da mostra "Cor, ou não?" estarão as criações de Di Cavalcanti, Burle Marx, Lygia Pape, Vik Muniz, Siron Franco, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Gelson Radaelli, Abraham Palatinik, Antonio Bandeira, Jorge Guinle, Alberto da Veiga Guignard, Frank Stella, José Pancetti, Carlos Brächer, Joaquim Tenreiro e Eduardo Sued, entre outros.

Daisy resolveu "brincar" com a possibilidade de expressão com a cor ou a falta dela. "A magia, a luz e a energia que a cor contém são capazes de nos transportar para dentro da imagem representada. Quando retiramos a cor de cena, abrimos caminhos para as linhas e um universo quase infinito de formas, assuntos, texturas e conteúdos expressos no desenho e na gravura", explicou.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895