Porto Alegre recebe exposição “Restauração, Impressão e Visibilidade” de Zoravia Bettiol

Porto Alegre recebe exposição “Restauração, Impressão e Visibilidade” de Zoravia Bettiol

Xilogravuras da artista ficarão na Capital até o dia 21 de junho

Correio do Povo

Obras têm abertura hoje em Porto Alegre, às 19h, na Pinacoteca Aldo Locatelli

publicidade

A face da artista Zoravia Bettiol voltada à xilogravura poderá ser conhecida na exposição itinerante “Restauração, Impressão e Visibilidade”, com abertura nesta segunda-feira em Porto Alegre, às 19h, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço Municipal, 10). As gravuras, inspiradas na literatura, na mitologia e na história, compõem um amplo painel do universo cultural, social, político, afetivo e intelectual vivenciado pela artista visual, de 84 anos. As obras fazem parte de nove das 13 séries temáticas criadas ao longo da carreira. 

A exposição é resultado de uma projeto de recuperação do patrimônio xilográfico de Zoravia, com a restauração de uma parte considerável das suas matrizes gráficas. São 160 peças restauradas, que possibilitaram a impressão e a exposição das gravuras. Alguns trechos desaparecidos na matriz da xilogravura foram novamente gravados pela artista, num minucioso resgate do desenho original.

Além disso, os trabalhos de impressão exigiram rigorosa recuperação da memória das cores utilizadas nas primeiras tiragens. As obras poderão ser conferidas até o dia 21 de junho. Depois a mostra segue para a cidade de Bagé, onde será exibida no Espaço Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, com abertura no dia 3 de julho. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895