Porto Alegre recebe oficina sobre relação entre espaço urbano e fotografia
capa

Porto Alegre recebe oficina sobre relação entre espaço urbano e fotografia

Inscrições para o curso estão abertas

Por
Correio do Povo

Curso irá mostrar a importância da fotografia de rua como registro histórico

publicidade

Porto Alegre recebe, entre julho e agosto, o curso "Fotografia, Cidade e História – O Espaço Urbano Por Meio da Foto". Tendo como foco a técnica fotográfica e a percepção sobre o urbano, a oficina será ministrada pelo jornalista Guilherme Mercado e ocorre no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (rua dos Andradas, 1223) e na Bouquiniste Cafés e Livros (rua André Puente, 357).

A oficina pretende mostrar a importância da fotografia de rua como registro histórico e a forma com que esta arte pode ser a ponte para uma visão mais clara sobre as cidades. 

Para Guilherme, a oficina tem como principal função incentivar a mescla entre a observação e a compreensão do meio urbano, tendo como mediador a fotografia. “É importante que haja um debate sobre o entendimento da relação cidade, urbanismo e arquitetura, e que os alunos possam interpretar e dar voz às questões apresentadas, unindo a teoria e a prática, com referencial teórico”, explicou. 

Oficina irá para as ruas

Aberta para alunos com qualquer tipo de equipamento digital e nível de conhecimento prévio sobre fotografia, as turmas irão para as ruas do bairro independência, Bom Fim e Centro de Porto Alegre para buscar uma reconexão entre a população, a cidade e o olhar fotográfico.

Dividido em duas turmas, as aulas ocorrem nas seguintes datas: 31 de julho, 7, 14 e 21 de agosto (Bouquiniste) e 3, 10, 17 e 24 de agosto (Centro Cultural CEEE Érico Verísimo). O valor do curso é de R$ 200 à vista, podendo parcelar em até 4 vezes. As inscrições estão abertas através do e-mail lacunazfoto@gmail.com ou pelo número 51 99283-0103.