Prêmio Braskem em Cena terá nova categoria em 2013
capa

Prêmio Braskem em Cena terá nova categoria em 2013

Tradicional premiação do teatro gaúcho vai homenagear profissionais dos bastidores

Por
Vera Pinto/Correio do Povo

Luciano Alabarse celebrou as duas décadas de referência do teatro gaúcho

publicidade

Há oito anos a Braskem tem alavancado as produções locais do Porto Alegre em Cena e, na edição 2013, terá a inclusão de uma categoria entre as novidades, que foram anunciadas na noite desta segunda-feira, no restaurante Pépe Laytano Cucina Mediterrânea. O lançamento do evento reuniu autoridades, classe artística e imprensa. Num ambiente descontraído, o encontro contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby; do diretor de Relações Institucionais da Braskem, João Ruy Freire e do coordenador o festival, Luciano Alabarse, além de atores, diretores, coreógrafos e bailarinos.

Na 20ª edição do Porto Alegre em Cena, que ocorrerá de 3 a 23 de setembro, profissionais que trabalham no teatro, mas não aparecem, poderão concorrer ao Trofeu Destaque, voltado a criadores das áreas de Cenário, Figurino, Luz e Som. Os dez espetáculos terão duas apresentações cada, para que público e júri tenham mais oportunidade de conferí-los, ao contrário de anos anteriores, em que tinham sessão única.

"Recentmente pensei que o Braskem em Cena aproximou o teatro gaúcho do Porto Alegre em Cena, que era muito internacional. Pra Braskem não é um pagtrocínio, e sim um projeto social, de fomento ao teatro local, fazendo-o crescer", afirmou Freire. Já Alabarse falou que o Trofeu Braskem é como o Porto Alegre em Cena, que "vai se apurando, corrigindo metas. É uma alegria pensar que completa 20 anos".

Confira os participantes:

"CNPJ - uma comédia totalmente ficcional", do Teatro Sarcáustico
"Coração Rendevu", dirigido por Patrícia Fagundes e protagonizado por Zé Adão Barbosa
"Natalício Cavalo", da Cia Rústica
"Casa das Especiarias", da Terpsi Teatro de Dança
"Estremeço", da Cia. Stravaganza
"Las cuatro esquinas", da Cia de Flamengo Del Puerto
"Eu estive aqui", da Porto Alegre Cia de Dança
"O baile do Anastácio", da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais
"Parafuso de algodão", do grupo ContraQueda
"A noite árabe", do Verte e Grupojogo

A homenagem aos talentos gaúchos ocorre nas categorias Espetáculo, Direção/Coreógrafo, Ator/Bailarino e Atriz/Bailarina, pelo júri oficial e Espetáculo pelo Júri Popular. A premiação sempre ocorre no final do festival, com performances teatrais ou de música.


Bookmark and Share