Prêmio São Paulo de Literatura 2022: quatro finalistas são do RS

Prêmio São Paulo de Literatura 2022: quatro finalistas são do RS

A lista inclui Natalia Borges Polesso, Antonio Xerxenesky, Taiasmin Ohnmacht e Thiago Souza de Souza

Correio do Povo

Natalia Borges Polesso concorre com "A Extinção das Abelhas'"

publicidade

O Prêmio São Paulo de Literatura 2022 anunciou os finalistas das categorias Melhor Romance e Melhor Romance de Estreia. Entre eles estão Micheliny Verunschk e Aline Bei, já premiadas anteriormente com seus primeiros romances, Noemi Jaffe, Silviano Santiago e Rita Carelli.  

Do Rio Grande do Sul são finalistas e disputam o prêmio: Natalia Borges Polesso, Antonio Xerxenesky, Taiasmin Ohnmacht e Thiago Souza de Souza. 

Os vencedores das duas categorias vão ganhar R$ 200 mil cada um. É a maior premiação individual do gênero no País. Os ganhadores serão conhecidos até o final do ano. 

Dos 20 livros finalistas, todos publicados no Brasil em 2021, 13 foram escritos por mulheres.

As editoras independentes lideram as indicações na categoria de romance de estreia, com é o caso da Taverna, editora da Livraria Taverna, que funciona no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). 

Melhor Romance do Ano:

Pequena Coreografia do Adeus, de Aline Bei (Companhia das Letras)

A Pediatra, de Andréa Del Fuego (Companhia das Letras)

Uma Tristeza Infinita, de Antonio Xerxenesky (Companhia das Letras)

Degeneração, de Fernando Bonassi (Record)

É Sempre a Hora da Nossa Morte Amém, de Mariana Salomão Carrara (Nós)

O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk (Companhia das Letras)

A Extinção das Abelhas, de Natalia Borges Polesso (Companhia das Letras)

Lili, de Noemi Jaffe (Companhia das Letras)

Menino Sem Passado, de Silviano Santiago (Companhia das Letras)

Vista Chinesa, de Tatiana Salem Levy (Todavia)

Melhor Romance de Estreia do Ano:

Vozes de Retratos Íntimos, de Taiasmin Ohnmacht (Taverna)

Jamais Serei Seu filho e Você Sempre Será Meu Pai, de Thiago Souza de Souza (Taverna)

O Canto Dela, de Ana Kiffer e Marie-Aude Alia (Editora Patuá)

Apague a Luz se for Chorar, de Fabiane Guimarães (Companhia das Letras)

O réptil melancólico, de Fábio Horácio-Castro (Editora Record)

O Funeral da Baleia, de Lilian Sais (Editora Patuá)

Cheia, de Natália Zuccala (Editora Urutau)

Terrapreta, de Rita Carelli (Editora 34)

Ouro de Moscou, de Roger Rocha Editora Urutau

A Palavra Que Resta, de Stênio Gardel (Companhia das Letras)

Saiba mais sobre os escritores do RS e suas obras: 

Antonio Xerxenesky 

Xerxenesky nasceu em 1984, em Porto Alegre, e radicou-se em São Paulo. Escritor e tradutor, é autor de, entre outros, “As perguntas” (Companhia das Letras, 2017). Foi escritor residente do International Writing Program, na Universidade de Iowa (Estados Unidos), em 2015, e da Fondation Jan Michalski, em Montricher (Suíça), em 2017. Sua obra foi traduzida para os idiomas francês, espanhol, italiano e árabe.

Uma Tristeza Infinita apresenta um jovem psiquiatra francês que é convidado para trabalhar na Suíça logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Junto da esposa, ele se muda para um pequeno vilarejo, próximo ao hospital psiquiátrico onde vai trabalhar. O lugar, conhecido por seus métodos humanizados de tratamento, recebe internos de toda a Europa.

Natalia Borges Polesso

Natalia, nascida em Bento Gonçalves, é doutora em Teoria da Literatura. Entre suas publicaçõe estão “Recortes para álbum de fotografia sem gente”; “Coração à corda”; “Amora” (vencedor do prêmio Jabuti em 2016). Em 2017, foi selecionada para a coletânea Bogotá39. Seu trabalho foi traduzido para o inglês e para o espanhol e publicado em diversos países.

A Extinção das Abelhas traz a história de Regina: depois de ser abandonada pela mãe, ela foi criada apenas pelo pai, que faleceu quando a garota começava a entrar na vida adulta. As vizinhas, Eugênia e Denise, cuidam dela como podem, oferecendo afeto, dinheiro e uma vida em família que lhe faz falta.

Taiasmin Ohnmacht

Taiasmin possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e mestrado em PPG-Mestrado em Psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Egbé - Negritude, Clínica e Políticas do Comum, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A psicanalista iniciou sua trajetória na literatura com a novela “Visite o Decorado” .

Em Vozes de retratos íntimos, primeiro romance da escritora gaúcha, Taiasmin mostra como o racismo se entrelaça às memórias familiares. Ela recorre às indagações suscitadas pelos retratos íntimos para dar voz aos traumas que o racismo causa em cada lar. A psicanalista iniciou sua trajetória na literatura com a novela “Visite o Decorado” .

Thiago de Souza

Thiago Souza de Souza nasceu em Porto Alegre, em 1989. É formado em jornalismo (Famecos/PUCRS) e participou, em 2013, da oficina de criação literária coordenada por Luiz Antonio de Assis Brasil (PUCRS).

Seu livro retrata um menino sem nome que perde o pai aos três anos, vítima de uma fatalidade, e precisa encarar mais um dia dos pais na escola. Como se faz para participar da celebração de uma existência que lhe foi negada? Ele decide escrever uma carta para o pai morto a fim de contar como está se sentindo.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 15 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895