Prefeitura define medidas para eventos relacionados ao Saint Patrick's Day
Tradicional festa irlandesa é celebrada no dia 17 de março
publicidade
A tradicional festa irlandesa Saint Patrick's Day terá novas regras em eventos públicos de Porto Alegre a partir de 2020. As decisões foram tomadas pela Prefeitura, nesta quarta-feira, após atenderem as recomendações da Guarda Municipal e da Brigada Militar, e solicitações de moradores e comerciantes.
No bairro Cidade Baixa, estão proibidos eventos em espaços públicos no quadrilátero das avenidas Venâncio Aires, Loureiro da Silva, João Pessoa e rua João Alfredo até o final de março. Poderão ocorrer somente em estabelecimentos fechados, com alvará de funcionamento e localização. A medida também vale para qualquer evento sem relação com o festejo irlandês.
Já no bairro Moinhos de Vento, os eventos ocorrerão normalmente. Porém, a aprovação do maior deles, na Padre Chagas, será condicionada ao controle de acesso à rua (cruzamentos com a Fernando Gomes e Hilário Ribeiro). O objetivo é garantir que o público fique dentro da estimativa de até três mil pessoas. Os proponentes ainda serão responsáveis pela limpeza da via.
Os serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal estarão no local para assegurar a ordem, a limpeza e orientar sobre desvios e bloqueios de trânsito. Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) coibirão o comércio irregular.