Prefeitura lança editais emergenciais para cultura

Prefeitura lança editais emergenciais para cultura

Iniciativa, que foi anunciada ontem por videoconferência, destina R$ 575 mil em oito áreas e contempla Pessoas Físicas e Jurídicas

Correio do Povo

Secretário Municipal de Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, em videoconferência com outros nomes da Cultura e o prefeito, Nelson Marchezan, na terça-feira.

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta terça-feira, dois editais emergenciais de auxílio à cultura, tanto para Pessoas Físicas – artistas, técnicos e produtores – como Pessoas Jurídicas – artistas, grupos e espaços culturais – em oito áreas. A iniciativa foi anunciada para a imprensa em videoconferência com o prefeito, Nelson Marchezan; o secretário Municipal da Cultura (SMC), Luciano Alabarse; a coordenadora municipal de Artes Visuais, Adriana Boff, e a coordenadora municipal de Cinema e Audiovisual, Daniela Mazzili; além da secretária Estadual da Cultura (Sedac), Beatriz Araujo. O conteúdo pode ser conferido no site da Prefeitura. . As inscrições começam amanhã e vão até o dia 26 de julho.

“Esta é uma das ações mais importantes da prefeitura nestes quase quatro anos. Artistas e técnicos da cadeia produtiva não têm carteira assinada e nem emprego fixo. Começamos com as cestas básicas e, neste momento, em que estes profissionais não têm como se apresentar, este edital mostra uma postura da prefeitura de solidariedade, uma tentativa de estar junto com a comunidade cultural”, disse Alabarse. 

Totalizando R$ 575 mil e mais de 300 produtos artísticos, os editais contemplarão os setores de audiovisual, teatro, artes visuais, dança, música, literatura, circo e artes populares. Podem concorrer profissionais e empresas de Porto Alegre. Na área de Pessoa Física, serão contemplados 252 profissionais. Pode concorrer quem teve renda bruta mensal de até três salários mínimos nos últimos seis meses, entre outros requisitos. Já para Pessoa Jurídica serão acolhidas 58 propostas. Beatriz Araujo celebrou a medida, destacando que Porto Alegre é o sétimo, dos 497 municípios gaúchos, que lança um edital cultural. “Sabemos da importância da arte no isolamento. Temos compromisso com nossos artistas e o dever de somar”, disse.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895