Programação intensa marca 74º aniversário do Sesc RS

Programação intensa marca 74º aniversário do Sesc RS

“Arte Sesc – Em casa com Você” oferece atividades on-line em várias linguagens, de hoje até domingo, com acesso gratuito

Vera Pinto

Escritora Natália Polesso, vencedora do Prêmio Jabuti, falará hoje às 20h, sobre sua obra e fará a leitura de um texto inédito

publicidade

A história do Sesc no RS contada sob o prisma cultural é o mote da agenda especial que celebra 74 anos da instituição, no dia 13 de setembro, com as mais diversas manifestações artísticas que fizeram parte de sua trajetória. “Arte Sesc – Em Casa com Você” pode ser conferida de hoje a domingo, pelo Facebook e YouTube @sescrs, com acesso gratuito. A programação, para todos  os públicos, está no site https://www.sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa/. 

Diariamente, às 11h, será postada uma seleção de vídeos, pelo YouTube. Hoje, “Contos para Crianças – Guarani Mbya” e obras de “Xadalu Tupã Jekupé”, em que o artista visual Xadalu promove oficina de contos animais da floresta, com um curso infantil de gravura. Amanhã,  Fernando Ochoa fala sobre “Iluminação Cênica para Crianças”; sábado, o cartunista Santiago falará sobre “A Arte e a Técnica do Desenho de Humor. E domingo, Arthur de Faria discorre sobre “A Porto Alegre da Era do Rádio”, em que contextualizará historicamente os ícones e músicos que construíram e fizeram parte desse movimento.

As lives têm início com o bate-papo sobre literatura, com Natália Polesso, vencedora do Prêmio Jabuti com o livro “Amora”, que traz a temática homoafetiva. A doutora em Teoria da Literatura, escritora e tradutora falará hoje, às 20h, no YouTube e fará a leitura de um texto inédito. O vídeo será exclusivo para quem estiver on-line neste dia e horário e só poderá ser acessado depois, por quem já tiver o link da transmissão. No campo da música, nesta sexta, às 20h, Loma Pereira se apresenta ao vivo, com participação do violonista Mário Tresoldi, no Facebook e Youtube. O show contempla os principais sucessos da cantora, que iniciou sua carreira na década de 70 com o Grupo Pentagrama e alicerçou sua trajetória nos festivais nativistas gaúchos. 

No sábado, às 17h, a Camerata de Cordas da Ospa apresentará o “Concerto em Tempo de Tango”, alusivo aos 74 anos do Sesc/RS e Senac-RS. Tendo no repertório, obras de compositores de tango consagrados, como Piazolla, a regência será de Evandro Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música. O concerto será transmitido no YouTube @sesc/RS e @ospaRS. A agenda encerra com Nei Lisboa, com “Em Casa”, domingo, às 18h, no Facebook e YouTube Sesc/RS. O músico apresenta uma edição extra de sua live semanal, interpretando músicas de seus álbuns gravados ao longo da carreira, além de repertório inédito. Além do canto e o violão, Nei também discorre sobre temas atuais e conversa com o público on-line através do chat do programa. 

Outra atração da agenda é a exposição virtual “Fragmentos: Xadalu Yvy Opata e Fauna Guarani “, que reúne uma seleção virtual de trabalhos de Xadalu Tupã Jekupé (Dione Martins da Luz), a partir de imersões em aldeias indígenas. As obras registram o estado atual em que as aldeias se encontram, os conflitos originados pelas retomadas de suas terras, e as constantes ameaças de grupos armados que intimidam as comunidades tradicionais. A mostra terá audiodescrição das obras e quem se inscrever no site www.sesc-rs.com.br/exposicaoxadalu terá acesso a materiais audiovisuais exclusivos. 
 
 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895