Projeto da CCMQ destaca a música de artistas negros

Projeto da CCMQ destaca a música de artistas negros

Em sua primeira edição, “Casa Virtual” tem transmissão pelo Instagram do centro cultural

Por
Correio do Povo

Rapper, artista plástico e designer Zudizilla


publicidade

A cantora Valéria é a apresentadora da “Casa Virtual”, neste sábado, 11 de julho, a partir das 20h, com transmissão ao vivo do Instagram da Casa de Cultura Mario Quintana (@ccmarioquintana). A primeira edição do mini festival celebra a força, a versatilidade e a representatividade da música produzida por artistas negros.
As atrações são o rapper Zudizilla, a MC, DJ e poeta B.art e a percussionista, cantora e compositora Dessa. A imiciativa é mais uma iniciativa da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no sentido de gerar conteúdo artístico on-line neste período de distanciamento social.

Sobre os artistas
Valéria Barcellos é mulher trans, que concilia a agenda artística de cantora com a luta pelos direitos LGBTQI+.

B.art é MC, DJ e poeta. Produz eventos voltados para a visibilidade de mulheres na cena musical e o empoderamento negro. Seu set é composto por trabalhos feitos por mulheres, passando pelo funk, g funk, neosoul, rap, rnb, ao trap e trapsoul, nacional e internacional.

Zudizilla é rapper, artista plástico e designer. Lançou, no final de 2015, o disco "Faça a Coisa Certa", inspirado no filme de Spike Lee e com referências visuais na obra de Jean-Michel Basquiat. O registro seguinte foi o EP "Jazzkilla", onde rima em ritmos que passam do Nu ao Free Jazz. Em 2019, lançou “Zulu: Vol.1".

Dessa é percussionista, cantora, compositora, arte-educadora e agente cultural. Brasiliense, filha de piauienses, sempre vivenciou em família ritmos como o forró, o xote, o samba e o coco. Começou a tocar percussão na banda de pífanos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas. É aluna do curso de bacharelado em Música Popular, do Departamento de Música do Instituto de Artes da Ufrgs.