Punta terá Museu de Arte continental
capa

Punta terá Museu de Arte continental

A Fundação Pablo Atchugarry, comandada pelo artista, se prepara para homenagear a arte latino-americana com a construção de um museu temático em Manantiales, que fica do ladinho de Punta del Este, em Maldonado.

Por
Marcos Santuario

Pablo Atchugarry comanda fundação que irá homenagear arte latino-americana

publicidade

São muitos os atrativos culturais, gastronômicos e de pura diversão que se pode encontrar na charmosa Punta del Este. O tradicional tem sido começar por uma importante e renovada “porta de entrada”, o emblemático Enjoy Punta del Este Resort & Casino, aberto em 1997 e um dos primeiros edifícios inteligentes do Uruguai. Sede de grandes convenções mundiais e cenário de festas e jantares de gala, desfiles de moda, eventos esportivos, shows e outros atrativos, segue sendo o único com estilo Las Vegas da America do Sul. Operado pelo Caesars Entertainment, o maior grupo de jogos dos Estados Unidos, até junho de 2013, mês em que a Enjoy, companhia chilena líder na indústria de entretenimento na região, o adquiriu.

Pois, a poucos metros de distância do Enjoy Punta del Este se encontra uma escultura em mármore de Carrara que remete a um dos maiores escultores da América Latina. Feita para marcar os cem anos do badalado balneário uruguaio, foi criada pelo artista Pablo Atchugarry, artista de renome internacional e que mantém seus vínculos fortes com sua terra natal.

A obra, no entanto, é só uma espécie de ponta de iceberg do talento artístico e da dedicação ao ofício que se encontra na figura de Atchugarry. Há poucas semanas, enquanto trabalhava em seu ateliê produzindo obras destinadas a exibições em São Paulo e em Miami, falou sobre sua arte e seus projetos. “Não é só o escultor que produz, pois a natureza constrói a obra junto”, resumiu, confessando pensar que “é fundamental respeitar as fragilidades de cada peça”.

A Fundação Pablo Atchugarry, comandada pelo artista, se prepara para homenagear a arte latino-americana com a construção de um museu temático em Manantiales, que fica do ladinho de Punta del Este, em Maldonado. São 1.600 m² em um projeto assinado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott, com obras que devem iniciar nos próximos dias. No projeto, estão duas salas que serão utilizadas para acomodar as exposições itinerantes de pintores e escultores latino-americanos.

As obras de arte da coleção de Pablo Atchugarry também ficarão expostas. Ela é composta por peças dos artistas venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, do argentino Julio Le Parce, dos uruguaios Joaquín Torres García e María Freire, entre outros.

Atchugarry diz ter o desejo de contar, também, com obra do artista gaúcho Iberê Camargo no futuro museu. “Conheci Ibere Camargo em 1975”, mesmo ano que lembra ter ficado feliz, como artista uruguaio, ao conceder entrevista para o Correio do Povo. “Iberê me pedia opinião sobre suas obras. Hoje ficarei feliz em ter obra dele no museu que vai ser espécie de ‘refúgio para a arte latino-americana’”.

Com entrada franca, o museu terá como objetivo estimular todas as manifestações artísticas. A previsão de inauguração do complexo é 2020/ 2021, pago pela iniciativa privada.

Enquanto o Museu não fica pronto, vale uma visita ao Parque das Esculturas (Parque de Las Esculturas) localizado na Fundación Pablo Atchugarry (Ruta 104 - Km. 4. 5 / El Chorro, Punta del Este). Fundada em 2007, sem fins de lucro, pelo artista plástico, que divide seu tempo entre a Europa e a América Latina, é ali que Atchugarry promove as artes plásticas, a literatura, a música, a dança e outras manifestações artísticas concebidas pelo homem.

Também há, ainda, outro projeto de Atchugarry em andamento. Capitaneado pelo filho, será outro espaço de arte, que fica no caminho para a charmosa Colinas de Garzón, vinícola com elegante restaurante, com nova e luxuosa ala recentemente inaugurada, próxima a José Ignacio. Arte, cultura, gastronomia e vinhos no cardápio.