Reconhecida em festivais, “Sheila de Charme” diverte e inspira novos projetos

Reconhecida em festivais, “Sheila de Charme” diverte e inspira novos projetos

Criada por Dani Di Donato, a série de comédia conta a história de uma atriz e seus apuros

Camila Souza*

Websérie conta a história da personagem Sheila e seus apuros na carreira de atriz

publicidade

A famosa frase “quem vê close, não vê, corre” descreve bem o que acontece em algumas profissões, principalmente a dos atores. Por trás das câmeras, a caminhada de quem ganha a vida atuando pode ser bastante conturbada. Com um tom cômico, essas experiências são retratadas na websérie “Sheila de Charme”, que conta a história de uma atriz e seus apuros. “Estou sempre trabalhando para procurar trabalho” é uma das frases ditas pela personagem Sheila e também é a realidade da atriz e roteirista Dani Di Donato. Em busca de oportunidade de trabalho, ela criou uma cena de comédia baseada nas situações negativas vivenciadas no meio artístico para enviar a produtores de elenco. Desse trabalho, foram surgindo mais ideias, que deram origem à “Sheila de Charme”.

Inicialmente, a obra foi feita para a internet. Mas, depois de uma participação no festival SP WebFest, vieram oportunidades para integrar catálogos de streaming. Passou pela Amazon Prime Video e ficou popular por ser a de menor orçamento no catálogo, custando apenas oito mil reais. A série foi lançada em abril de 2018, está na segunda temporada e segue ganhando reconhecimento. No mês passado, foi selecionada para o Côte d’Azur WebFest, de Cannes, e conquistou os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Produção. Também foi indicada por dois anos consecutivos como Melhor Série Brasileira, Melhor Elenco e Melhor Série de Comédia no Rio Webfest. Ainda soma mais de três indicações a festivais internacionais, como Silicy Web Fest, da Itália, e Asia Web Awards, da Coreia do Sul. “A Sheila é o meu universo profissional e eu me sinto muito feliz de representar o Brasil e sermos reconhecidos com as produções, mesmo nas condições que temos feito ultimamente”, destaca Dani.

Para a roteirista, o maior desafio de uma produção independente é organizar a agenda dos participantes do projeto. “Como não podemos pagar o cachê que o mercado pagaria a esses profissionais, é muito difícil segurar essas pessoas. Então, quando aparece um projeto que paga melhor, acabamos abrindo mão deles. Isso causa algumas adaptações de roteiro”, explica. Mesmo com as dificuldades, o resultado superou as expectativas. Com a visibilidade através dos streamings, muitas pessoas foram alcançadas e fizeram da obra uma inspiração. “Recebo mensagens de gente que considerou possível seus projetos a partir da realização dessa série. Eu falo que o meu melhor cachê é receber esse tipo de mensagem, é saber que estou movimentando um pouco a vida de outras pessoas”, comemora. Muitos artistas também entram em contato com Dani em busca de dicas sobre como trilhar o caminho na produção independente. A partir disso, ela teve a ideia de criar o podcast “Pod isso, produção?”, em que conversa com outros profissionais sobre o mercado audiovisual.  

A atriz explica que o assunto ainda rende muitas produções, mas “Sheila de Charme” deve encerrar na terceira temporada. Enquanto trabalha na parte final do projeto, Dani realiza testes para outras séries. “Quero ter a “Sheila de Charme” como meu carro-chefe e tocar outros projetos também”, conta. A série está disponível nas plataformas Looke e Net Now.

Assista ao teaser da segunda temporada

*Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895