"Relatos do Front" é o retrato do país

"Relatos do Front" é o retrato do país

Documentário traz a narrativa da violência urbana no combate ao tráfico de drogas

Samantha Klein

Na imagem, ex-traficante fala sobre o que leva jovens da favela a ingressarem no mundo do tráfico de drogas.

publicidade

Em meio a discussões sobre os decretos que flexibilizam o porte e a posse de armas no Brasil, o documentário dirigido por Renato Martins chega em momento propício aos cinemas e ajuda o espectador a compreender o Brasil atual. Focado no Rio de Janeiro, serve como alerta para o país inteiro diante da violência urbana e das estratégias de combate ao tráfico de drogas. 

Intercalando entrevistas de vítimas da insegurança urbana - em especial, nos morros da cidade -, policiais, ex-traficantes, ex-presidiários, juízes e especialistas em Segurança Pública, o longa foge de uma narrativa monótona documentarista. Ao contrário, os relatos prendem o espectador e mostram que armar a população dificilmente seria uma solução contra a criminalidade.

Ao mesmo tempo, com dados relevantes e depoimentos embasados, o filme apresenta uma narrativa crítica à "guerra às drogas". Mostra-se em Relatos do Front não somente informações sobre o extermínio da população jovem e negra no combate aos entorpecentes, mas também dos policiais. 

“Nós [policiais] não somos cachorros, não somos capitães do mato. Mas é o que muitas vezes parece, não é? Estamos correndo atrás dos negros fujões nos quilombos contemporâneos, que são as nossas favelas”, diz o ex-policial Beto Chaves, um dos entrevistados.

Os depoimentos de mães, cujos filhos foram vítimas de policiais, são comoventes, mesmo que esse seja um recurso esperado pelo espectador diante desse tipo de documentário. Reforça ainda o triste relato de massacre, as falas de mães de policiais que também morreram nessa que não deixa de ser uma guerra civil.

Em Porto Alegre, o documentário está em cartaz no Cinebancários (R. Gen. Câmara, 424), às 15h e 19h. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895