Revitalização da Praça da Matriz deve ficar pronta em 2021

Revitalização da Praça da Matriz deve ficar pronta em 2021

Em Porto Alegre, as obras estão previstas para durar oito meses

Correio do Povo

Praça receberá requalificação de 6 mil metros quadrados em oito meses

publicidade

Um dos cartões-postais da Capital gaúcha, a Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, será revitalizada pela Prefeitura de Porto Alegre. Serão investidos R$ 2.568.998, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), via Caixa Econômica Federal. O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou a ordem de início na segunda-feira, 15 de junho, e a expectativa é de que os trabalhos possam começar nos próximos dias. 

“Para entregar uma Porto Alegre mais bonita para a população quando houver a plena retomada das atividades sociais e econômicas, mantemos obras e serviços importantes que não impactam o Tesouro Municipal, como é o caso da Praça da Matriz”, afirma. O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, conta que o uso de verbas do PAC, por intermédio do Iphan, é porque a Praça da Matriz é tombada em nível federal. “É um dos espaços mais emblemáticos da nossa cidade, onde se concentram as representações de religiosidade, poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e um dos templos da cultura de Porto Alegre”, diz. 

Estão previstos serviços de requalificação de mais de 6 mil metros quadrados, com renovação de pavimentação, restauração das luminárias e complementação com luminárias contemporâneas, recuperação e complementação de mobiliário urbano, renovação das redes de energia elétrica e implantação de novo projeto paisagístico. A previsão de execução da obra é de oito meses.

A planta foi elaborada pela RS Projetos, contratada por licitação em 2015, e o planejamento de paisagismo é da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade. Entre 2017 e 2018, foram restaurados o Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada. Foram investidos R$ 1,105 milhão na substituição de materiais degradados, limpeza, reboco, pintura e instalações elétricas nas luminárias.

O artífice francês Antoine Amarger e a especialista em granitos argentina Alejandra Rubinich realizaram o trabalho com coordenação da engenheira metalúrgica Virginia Costa.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895