Ricardo e Chino Darín juntos em filme de revanche que promete lotar cinemas

Ricardo e Chino Darín juntos em filme de revanche que promete lotar cinemas

"La Odisea de los Giles" chega em 31 de outubro às telas do Brasil

Samantha Klein

Diversas estrelas do cinema argentino estão na trama do diretor Sebastián Borensztein

publicidade

Pai e filho, "os Darín", estarão em tela juntos pela primeira vez. Em "La Odisea de los Giles", Ricardo e Chino Darín estrelam filme que chegou aos cinemas da Argentina nesta quinta-feira e deve estrear nas salas do Brasil em 31 de outubro. O título em português ainda não foi definido.

Apesar dos nomes já bem conhecidos por aqui, outras estrelas do cinema argentino estão na trama do diretor Sebastián Borensztein ("Kóblic" e "Um Conto Chinês"). Não somente por conta do elenco, mas também pela trama - que reúne revanche com História recente - o longa promete lotar as salas de cinemas do país vizinho e, em breve, do Brasil. 

Na abertura do filme, um narrador explica que "giles" é sinônimo para uma pessoa lenta e também para alguém que se sempre esteve na linha, "fez tudo certinho a vida inteira". Tanto que o título em inglês é Heroic Losers. Porém, a trama narra a virada de jogo, ou seja, os losers deixarão de ser perdedores.

Em 2001, quando a Argentina ingressou na maior crise de sua história até então, um grupo de "giles" resolve dar a volta por cima após irem à bancarrota. Baseado no livro de Eduardo Sacheri, "La Noche de la Usina", autor que escreveu o roteiro junto a Borensztein, um grupo de moradores de Alsina, que foi arruinado pelo corralito (congelamento bancário), decide recuperar o que lhes pertence. Motivados pelo ex-jogador de futebol Fermín Perlassi (Ricardo Darín) e o anarquista Antonio Fontana, personagem de Luis Brandoni, montam um plano intrincado para resgatar os dólares confiscados, onde quer que eles estejam.

Essa comédia dramática narra a história de uma revanche coletiva diante de injustiças e roubos que ocorreram durante a crise de 2001. Relatos posteriores mostraram que muitos cidadãos que tiveram informações privilegiadas se aproveitaram do congelamento para enriquecer no momento em que centenas iam à falência.

Desde "Relatos Selvagens" (Damián Szifron, 2014), um longa argentino não reunia tantos bons atores. Além dos Darín, Luis Brandoni, Rita Cortese, Verónica Llinas, Andrés Parra e Carlos Belloso estão no elenco. A comédia de humor negro foi sucesso de bilheteria, ficando mais de um ano em cartaz no Brasil. Segundo a Rentrak Brasil, que faz a medição de bilheterias, em outubro de 2015, 445 mil espectadores tinham assistido ao filme no País.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895