Série destaca presença de mulheres na ciência

Série destaca presença de mulheres na ciência

Primeira temporada está disponível no YouTube

Luciana Maria Silva é bióloga e é entrevistada na série ELAS.LAB

publicidade

A primeira temporada da série documental ELAS.LAB estreia nesta quarta-feira gratuitamente no YouTube. Novos episódios ficam disponíveis nas quartas-feiras seguintes.

São três mulheres que relatam suas trajetórias nos três primeiros episódios, sob a direção de Helena Bertho e Pétala Lopes. A bióloga Luciana Maria Silva, chefe do serviço de biologia celular da Funed e responsável por um exame genético para prognóstico precoce de câncer de ovário, é uma delas. Também são entrevistadas a farmacêutica Marilda de Souza Gonçalves e a engenheira Fernanda Palhano. 

Cada uma dessas cientistas é acompanhada em seu ambiente de trabalho. Em seus depoimentos, elas ressaltam a importância de suas pesquisas para a sociedade. Marilda, por exemplo, é a primeira mulher diretora do instituto e não médica e também a primeira negra.
"Queríamos mostrar toda a potência destas cientistas, como suas pesquisas são inovadoras e relevantes. Não são documentários sobre os desafios de ser mulher na ciência, mas sim sobre a potência das cientistas mulheres, apesar de todos os desafios", explica Helena. 
A proposta é incentivar jovens garotas a descobrirem a ciência como profissão. A Revista AzMina incentiva que professores e escolas organizem sessões para apresentar a série.  O trabalho exibido aos alunos é o gatilho para puxar o debate sobre a ciência como carreira com as meninas.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 27 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895