SAG Awards premia seus ganhadores e dá indicativos de vencedores do Oscar

SAG Awards premia seus ganhadores e dá indicativos de vencedores do Oscar

Prêmio é considerado o mais confiável termômetro para a disputa da Academia

Correio do Povo

Glenn Close dispara como favorita ao Oscar de melhor atriz

publicidade

Quatro semanas antes do Oscar, o Sindicato dos Atores de Hollywood revelou na noite de domingo os vencedores do seu prêmio dando indicativos de que caminho a cerimônia mais celebrada do cinema pode seguir. As escolhas do SAG Awards são observadas de perto porque a maioria dos 1.305 membros da Academia também faz parte do maior sindicato de atores do mundo, que tem 160 mil integrantes. Glenn Close (atriz), Rami Malek (ator) e Mahershala Ali (ator coadjuvante) venceram e chegam forte para a disputada de 24 de fevereiro.

• "Roma" e "A Favorita" lideram indicações ao Osca

"Pantera Negra" renovou as expectativas de ser o primeiro longa de super-heróis a conquistar o prêmio máximo do Oscar. Maior bilheteria mundial em 2018, foi eleito o "melhor elenco" ao superar "Nasce uma Estrela", "Infiltrado na Klan", "Bohemian Rhapsody" e "Podres de Ricos"; como não há um troféu de melhor filme, esta é considerada a estatueta mais importante. Contudo, o vencedor desta categoria ganhou o Oscar de melhor filme em apenas 11 dos 23 anos, uma estatística que pode diminuir a empolgação dos fãs da obra dirigida por Ryan Coogler.

Pela primeira vez nesta temporada, Rami Malek, de "Bohemian Rhapsody", bateu Christian Bale, de "Vice", na categoria de melhor ator. Os dois ganharam o Globo de Ouro - o primeiro por drama e o segundo por musical ou comédia - e então esse último venceu o Critics' Choice. Mas nenhuma das honrarias anteriores foi decidida por pessoas que realmente fazem filmes, ao contrário desta. Por isso, Malek, de origem egípcia, que também superou os indicados ao Oscar Viggo Mortensen ("Green Book") e Bradley Cooper ("Nasce Uma Estrela"), deve agora ser considerado o novo favorito ao prêmio - particularmente à luz do fato de que apenas cinco dos 24 vencedores do SAG não foram coroados pela Academia.

Glenn Close levou a estatueta por seu papel no filme "A Esposa" e confirmou o que os prêmios anteriores prêmios da temporada já haviam indicado: a artista, maior indicada ao Oscar sem nenhuma vitória - ela as seis vezes em que disputou - está a caminho de levá-la vencer pela promeira vez. A atriz de 71 anos venceu as também indicadas pela Academia Lady Gaga ("Nasce Uma Estrela"), Olivia Colman ("A Favorita") e Melissa McCarthy ("Você pode me perdoar?"), que atua pela primeira vez em um filme amplamente dramático.

"Roma", do diretor mexicano Alfonso Cuarón, um dos grandes filmes da temporada, não recebeu nenhuma indicação no SAG. Nas categorias coadjuvantes, os vencedores foram Mahershala Ali por "Green Book: O Guia" e Emily Blunt por "Um Lugar Silencioso". Ali deve confirmar sua soberania no Oscar: será seu segundo prêmio da Academia, após o que recebeu por "Moonlight - Sob a Luz do Luar", de Barry Jenkins, há dois anos.

A única categoria em que as coisas permanecem verdadeiramente imprevisíveis é a de melhor atriz coadjuvante. No SAG Awards, a vencedora, que disputava com três indicados ao Oscar - Amy Adams ("Vice"), Emma Stone ("A Favorita") e Rachel Weisz ("A Favorita") - foi a Emily Blunt por "Um Lugar Silencioso". Ela nem concorre ao prêmio da Academia, então será o nono ano em que as competições terão diferentes ganhadoras na categoria. As favoritas são, então, Amy, que conquistou o Critics 'Choice, e Regina King, de "Se a Rua Beale Pudesse Falar", que venceu o Globo de Ouro

Nas disputas de TV, a grande vencedora foi a série de comédia "The Marvelous Mrs Maisel", com três prêmios: melhor ator (Tony Shalhoub), melhor atriz (Rachel Brosnahan) e melhor elenco. Em séries dramáticas, Sandra Oh foi considerada a melhor atriz por "Klling Eve", enquanto Jason Bateman recebeu a estatueta por "Ozark". O prêmio de melhor elenco de série dramática foi vencido por "This Is Us".

Confira os vencedores:

Cinema:

Melhor elenco: "Pantera Negra"
Melhor ator: Rami Malek, "Bohemian Rhapsody"
Melhor atriz: Glenn Close, "A Esposa"
Melhor ator coadjuvante: Mahershala Ali, "Green Book: O Guia"
Melhor atriz coadjuvante: Emily Blunt, "Um Lugar Silencioso"
Melhor elenco de dublês: "Pantera Negra"

Televisão:

Melhor elenco (drama):
"This Is Us"
Melhor elenco (comédia): "The Marvelous Mrs Maisel"
Melhor ator (drama): Jason Bateman, "Ozark"
Melhor atriz (drama): Sandra Oh, "Killing Eve"
Melhor ator (comédia): Tony Shalhoub, "The Marvelous Mrs Maisel"
Melhor atriz (comédia): Rachel Brosnahan, "The Marvelous Mrs Maisel"
Melhor ator (filme para TV ou minissérie): Darren Criss, "American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace"
Melhor atriz (filme para TV ou minissérie): Patricia Arquette, "Escape at Dannemora"

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895