Sarau homenageia poeta Oliveira Silveira com lançamento de audiobook
capa

Sarau homenageia poeta Oliveira Silveira com lançamento de audiobook

Evento ocorre nesta terça no CMET Paulo Freire

Por
Correio do Povo

Integrantes do Sopapo Poético farão homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Silveira

publicidade

O poeta e escritor Oliveira Silveira será homenageado pelo sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia com o lançamento do audiobook de uma das suas obras. A atração ocorre nesta terça-feira, às 19h30min, no CMET Paulo Freire (rua Santa Terezinha, 572). A entrada é gratuita. 

Escrita entre 1972 e 1987, "Poema Sobre Palmares" ganhará sua segunda edição em CD com leitura feita pelos integrantes do Sopapo Poético, da forma como foi composta por Oliveira Silveira. O registro da obra foi feito pelo grupo Palmarinos, formado por Marieta Silveira, Jorge Fróes, Lilian Rocha, Kyzzy Barcelos, Vladimir Rodrigues, Fátima Farias e Sidnei Borges.

Oliveira Silveira nasceu em Rosário do Sul, em 1941, e viveu a maior parte da sua vida em Porto Alegre. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e foi militante do Movimento Negro na capital gaúcha. Silveira foi um dos fundadores do Grupo Palmares, sendo um dos idealizadores do 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Ele faleceu em 2009. 

O sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC), sempre na última terça-feira do mês. Entre outras atrações estão o Sopapinho, com atividades voltadas para o público infantil, a Feira Afro, que reúne afro-empreendedores e artesãos com produção voltada para a identidade étnica, e o Cine Kafuné com exibições de videoclipes e documentários com foco na cultura negra.