Secretaria Municipal de Cultura propõe ações para reduzir impactos da Covid-19

Secretaria Municipal de Cultura propõe ações para reduzir impactos da Covid-19

Ideia é que atividades sejam adaptadas para que público possa aproveitar de casa

Vera Pinto

Atelier Livre é um dos espaços culturais que adaptaram atividades para contexto atual

publicidade

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio de suas coordenadorias, está elaborando e promovendo ações que visam diminuir os impactos da Covid-19 no setor cultural da cidade, entre eventos online ou que gerem auxílio aos artistas, dada a impossibilidade de que exerçam seus ofícios presencialmente.

A pasta irá lançar editais de chamamento para algumas atividades, que serão divulgados oportunamente, mas não detalhou o montante que será gasto. A agenda, na medida em que está sendo fechada, é divulgada no Facebook @secretariadaculturapoa e Twitter @smcprefpoa.

Desde o fechamento da Cinemateca Capitólio, no último dia 14, uma curadoria online compartilha dicas de filmes disponíveis na rede, para acesso doméstico, como opção de entretenimento em tempos de reclusão. A divulgação de cada um dos títulos é feita diariamente, às 18h, no Facebook @cinemateca.capitolio, Twitter@cinematecacapi e Instagram@cinematecacapitolio).

A Coordenação de Cinema e Audiovisual também elaborou o “CCA MasterClass”, que vai conectar aspirantes, estudantes e técnicos, em videoaula com doze profissionais desta cadeia produtiva, sobre os aspectos fundamentais da produção cinematográfica, em seus mais diferentes eixos.

Na área de Literatura e Humanidades estão sendo produzidos vídeos curtos da Biblioteca Josué Guimarães e disponibilizados em seu Face, com as séries “Crônicas na Biblioteca” e “Dicas de Leitura”, com vários escritores da Capital, voltadas ao público adulto e “A Hora do Conto”, para crianças.

Nas Artes Plásticas, as exposições do primeiro trimestre de 2019 migraram ao Facebook @artesplasticaspoa, como “ Arte Andarilha”, que traz roteiro visual de Porto Alegre, em diversas linguagens, de 1899 a 2012; aquarelas de Boa Dorfman que ilustram o livro “Porto Alegre na Palma da Mão” e “Mulheres, a Fonte”, que associa o trabalho artístico de quatro artistas à Fonte Talavera.

O Atelier Livre (Face @AtelierLivre e Instagram: @alivrepoa) vai compartilhar seus cursos e eventos e publicar o resultado do projeto “No Coração da Agulha”, que via aplicativo Zoom, organizará rodas abertas e itinerantes de bordado livre. Voltadas à produção de toalhas de mesa de grandes dimensões em espaços públicos, acolherá e dará suporte à diversidade de vozes que compõem o tecido social. 

Ao vivo

O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo adaptará para transmissões ao vivo (Facebook: @museudepoa) o projeto Baú das Histórias Adormecidas, oficina de contação de histórias infantis, com informações históricas acerca do Solar Lopo Gonçalves, sobre escravidão e ainda brinquedos e brincadeiras antigas. As crianças entram em contato com práticas culturais da época e com a história da cidade de Porto Alegre.

Já o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (ahpoa.blogspot.com ) dispõe de um tour virtual, no “Por de Trás Daquele Muro” e entrevista com seu ex-presidente, Sérgio da Costa Franco, autor de crônicas e textos históricos, a maior parte relacionados à memória da capital gaúcha.

O lançamento do novo volume da série “Escritos da Dança”, com depoimentos de autores e organizadores é um dos projetos da Coordenação de Dança; assim como oficina virtual de Improvisação em Dança; aulas não presenciais com o Grupo Experimental de Dança e uma mostra em plataformas online são projetos da Coordenação de Dança. Homenagear uma das mais importantes dramaturgas é o mote de “Vera Karam 60 Anos”, ciclo de leituras online que reunirá nomes próximos à escritora.

“Convidamos alguns dos mais importantes artistas da nossa cidade, amigos da autora, para lerem alguns de seus textos”, comenta Fernando Zugno, coordenador de Artes Cênicas da SMC. Será feita uma provocação, para que sejam criadas performances exclusivas, de dentro da casas dos atores/bailarinos, que serão filmadas, editadas e projetadas através das janelas e fachadas dos prédios vizinhos. “Esquadros - Performances Pela Janela” prevê 32 ações, que serão apresentadas sempre às 20h, de quintas a domingos, ao longo de duas semanas, com duas a cada dia.

Ideia semelhante, “Música na Janela” contará com a participação de 40 artistas locais, nas apresentações que farão em suas casas, visíveis a seus vizinhos e gravadas nas redes sociais da Prefeitura. Já a campanha “Campanha SOS Músicos POA” está arrecadando alimentos e produtos de limpeza, pelo site http://www.portoalegre.rs.gov.br/smc , no auxílio a músicos que se encontram em dificuldades, dado o cancelamento de seus shows.

Neste sentido, no início desta semana, a SMC, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), entregou 50 cestas básicas, a artistas que se cadastraram junto à Associação dos Músicos do RS (Assmurs), Associação Estadual dos Escultores do RS (Aeergs), Associação Chico Lisboa, Casa dos Artistas, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do RS (Sated-RS) e Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS (Aptc-RS).

Finalmente, “Reflexões - Arte Em Tempos De Crise” irá discutir os caminhos da arte em tempos de crise, confinamento e avanços tecnológicos, através de podcasts postados semanalmente, por intelectuais, no blog maisteatro.org.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895