Sedac realiza terceiro ciclo da Conferência de Cultura

Sedac realiza terceiro ciclo da Conferência de Cultura

Com objetivo de apresentar os resultados obtidos no RS da Lei Aldir Blanc, lives vão ocorrer desta quinta até sábado, das 9h às 12h

Carolina Santos (supervisão de Luiz G. Lopes)

Beatriz Araujo abre terceiro ciclo da Conferência Estadual nesta quinta, às 9h

publicidade

De hoje até sábado, a Secretaria do Estado e da Cultura (Sedac/RS) realiza o terceiro ciclo da 5ª Conferência Estadual de Cultura RS 2020. As três lives acontecem das 9h às 12h, com transmissão on-line pelo Facebook da Sedac.  Os encontros têm como objetivo trazer os resultados obtidos no Rio Grande do Sul com a execução da Lei Federal 14,017, apelidada de Lei Aldir Blanc (LAB) a partir dos recursos da Lei Emergencial, que foi implementada em 29 de junho de 2020, e liberou a verba de R$ 3 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios. No Rio Grande do Sul foram quase R$ 70 milhões de reais utilizados por 394 dos 497 municípios existentes. 

Ao todo foram cinco editais promovidos pela Sedac: Edital Criação e Formação – Diversidades das Culturas, Edital Ações Culturais das Caminhadas, Prêmio trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro, Edital Concurso Aquisição de Bens Materiais e Edital Concurso – Produções Culturais e Artísticas. 
Com a proposta de apresentar à sociedade o que foi feito no âmbito estadual com os recursos da Lei Emergencial, a Conferência deve tratar de temas como o Mapa LAB – um mapeamento das ações previstas pela Lei Aldir Blanc, levantando indicadores e informações que vão fazer parte do Sistema Estadual Unificado de Informações e Indicadores Culturais do RS.

A mesa de abertura, que iniciará o terceiro ciclo, nesta quinta, das 9h às 12h, contará com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, do secretário nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, Aldo Luiz Valentim, do presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Benhur Bortolotto, do presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Evandro Soares, do representante do Comitê Cultura Viva, Mestre Guto, da representante dos Colegiados Setoriais, Luka Ibarra. Além disso, o fechamento do primeiro dia terá uma apresentação do rapper MV Bill.

Para a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, “a Lei Aldir Blanc veio em uma boa hora, pois o setor foi um dos primeiros a parar, a sofrer com os impedimentos causados pela pandemia. Nesse primeiro período, tão crítico, a LAB foi essencial para termos como estruturar planos de ação concretos e abrangentes, e assim foi feito”. Para ela, a 5ª Conferência Estadual de Cultura é mais do que um momento de avaliação, sendo também, um momento de celebração por tudo que foi alcançado com a LAB, “executar uma lei como a Aldir Blanc envolve muitas questões técnicas, orçamentárias, administrativas, mas, no fim, é tudo sobre as pessoas e os projetos que conseguimos alcançar. Queremos dar espaço para que elas se manifestem”, complementa. 


Confira a programação do terceiro ciclo:
19/8 |9h às 12h:
Abertura com a mesa institucional, apresentação do Mapa LAB, Renda Emergencial e Edital Ações Culturais das Comunidades (parceria com a Cufa).

20/8 | 9h às 12h:
Edital Produções Culturais e Artísticas, Edital Aquisição de Bens e Materiais, Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas (parceria com a Fundação Marcopolo) e Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro (parceria com o Instituto Trocando Ideia).

21/8 | 9h às 12h:
Construção, andamento, números e legado da 5ª Conferência Estadual de Cultura do RS, espaço da Comissão Organizadora da 5ª Conferência e encerramento.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895